12/11/10

PLANO DE JOGO (ESTRATÉGIA)

Plano de Jogo (Estratégia)

O plano de jogo e de extrema importância, é ele que nos dá solidez e confiança e é capaz de definir uma vitoria duma derrota, por isso, mais vale ter um plano de jogo fraco do que não ter nenhum, sem ele tornamo-nos num barco sem rumo.

O plano de jogo não pode ser rigido, tem que que ser flexivel o suficiente para se adaptar ao jogo do adversário, mas sem fugir da estratégia principal.

Bill Tilden, considerado um dos melhores jogadores de ténis do anos 20, uma vez disse: "always change a losing game, never change a winning one" - "Mudar o jogo vencido e manter o jogo vencedor" - Pois é.... falar e fácil!!!

Uma maneira abrangente de encararmos um plano de jogo e considerá-lo como um teste de resposta multipla (->sim ou ->nao), quando se lança a bola para o adversário, basicamente estamos a perguntar se ele saber responder ou não à bola lançada.

Se a resposta for negativa (erro forçado ou nao forçado) há que explorar esse erro, caso seja positiva (a bola passa a rede para o nosso lado) há que fazer novas perguntas até aparecer uma errada e explorar o jogo a partir daí, até porque não existe nenhum jogador a responder positivo a todas as bolas.

Esta é uma maneira muito abrangente de se olhar para um plano de jogo, claro esta quanto mais evoluido um jogador for, mais minunciosa será a estratégia.

Claro que o plano de jogo será mais fácil construir quando se conhece o adversário, e quando isso não acontece? Temos que basear o plano nos nossos pontos fortes e pontos fracos e tem que ser aplicado com todo o compromisso e garra possivel, adaptando a estratégia ao jogo do adversário de maneira a contrapor a estratégia dele -e isto não é nada fácil de se fazer-

Encarando a máxima de Bil Tilden: "Mudar o jogo vencido e manter o jogo vencedor" Quando e que sabemos que o jogo está vencido??? Quando se perde 2 pontos seguidos? Quando se perde 2 jogos ou mesmo o set?

É aqui que se destingue os bons dos maus jogadores. Grande parte desiste cedo demais do plano, e mudá-lo a 5-3 no 2 set com o adversário a servir, poderá ser tarde de mais, a não ser que seja num Grand Slam (até lá, vamos considerar à melhor de 3 sets).

A primeira questão a colocar é se é uma situação temporária, ou não? - Quem já não jogou de maneira intocável, onde todas as bolas vão dentro, mesmo as impossiveis e a liderança de 4-0 passa a derrota de 6-4?

Tem tudo a haver com a concentração, e é extremamente dificil manter-la durante um encontro inteiro, e o factor tempo tambem faz parte da equação da estratégia.

O nosso adversário até pode jogar que nós durante 30 minutos ou 1 hora, mas será que o consegue ser durante 2 ou 3 horas? A fadiga mental aparece mais tarde ou mais cedo, e os pequenos erros ajudam a desmotivar.

Sendo o ténis e um jogo de probabilidades e não de certezas, o plano de jogo serve para aumentar essas probabilidades de vitória a nosso favor.

Mas digamos que a meio do jogo, a estratégia adoptada é a errada. A segunda questão a colocar é: Que alterações devo fazer? - Primeiro e antes de mais, as alterações tem de ser feitas no âmbito das nossas capacidades. Se o servico-volley não é o nosso forte, certamente não será a melhor opção.

Em resumo, a vitória depende duma boa execução do plano de jogo e dos seus ajustes durante a partida. Há que manter cabeça fria para maior discernimento, concentraçao e acima de tudo vontade de ganhar.

Nota final: A vitória não depende dos winner que façam, mas sim dos erros que o vosso adversário fará. No ténis 85% dos pontos são derivados de erros, ou seja, só 15% é que são pontos ganhantes.

Bons jogos!

Sem comentários:

Blogues de Interesse