O Programa Nacional de Classificação de Ténis (NTRP - National Tennis Rating Program) é o sistema oficial de determinação de níveis de competição para o programa da Liga de Ténis USTA (United States Tennis Association)
Finalidade
O principal objectivo do programa é ajudar todos os tenistas a desfrutar do jogo, fornecendo um método de classificação sobre as suas capacidades tenísticas, para encontrar jogos mais competitivos.
Para encontrar o seu Rating
Leia atentamente todas as categorias e, em seguida, decida qual delas melhor descreve o seu nível tenístico actual. Tenha certeza de que se qualifica em todos os pontos dos níveis anteriores, bem como do nível que escolher.
Características
1.0
O jogador está a começar a jogar ténis.
1.5
O jogador tem experiência limitada e trabalha para manter a bola em jogo.
2.0
O jogador necessita de experiência em court. Tem pancadas fracas, mas já está familiarizado com as posições básicas quer em singulares, quer em pares.
2.5
O jogador está a aprender a direcção do ressalto da bola, e a cobertura do court é fraca. Já consegue trocar algumas bolas em ritmo baixo com jogadores do mesmo nível.
3.0
O jogador tem uma consistência considerável em troca de bolas em ritmo médio baixo, mas ainda não está confortável com todas as pancadas e falha nas pancadas de direcção controlada, profundidade e potência. Já tem alguns conhecimentos sobre posição no jogo de pares.
3.5
O jogador tem perfeitas noções sobre a direcção do ressalto da bola e existe algum controlo consciente na direcção das pancadas exercidas, mas continua em falta a experiência em profundidade e variedade de jogo. Começa a exibir um jogo mais agressivo à rede. A cobertura do court melhorou significativamente e está a desenvolver o jogo de equipa em pares.
4.0
O jogador tem pancadas consistentes, a direcção e profundidade estão controladas quer em direita, quer em esquerda. O jogo de rede começa a ser controlado, os approch e volleys começam a ter sucesso. No jogo de pares a noção de equipa está definida. Os erros são ocasionais principalmente nos serviços e nos rallies mais prolongados devido à impaciência.
4.5
O jogador começa a dominar o uso da potência e do spin e começa a saber gerir o ritmo de jogo. O controlo da profundidade das pancadas é aceitável e começa a variar o esquema de jogo de acordo o adversário. Consegue o 1º serviço com potência e o 2º em colocação. Tende em fazer bolas "balão" quando está em dificuldades. Na vertente de pares o jogo de rede é agressivo.
5.0
O jogador tem boa antecipação às pancadas. Por norma o seu jogo está estruturado em torno duma pancada especifica ou da excepcional consistência. Consegue exercer winners com regularidade ou provocar bola curta para acabar o jogo à rede. O 2º serviço tem a vertente de profundidade e spin.
5.5
O jogador tem como "arma" principal a força ou consistência. Consegue variar estratégias de jogo e estilos em situações de competição e em situações de stress consegue depender de pancadas estudadas e pensadas.
6.0
A partir daqui não existe ranking definido. O próprio jogo do atleta irá definir o tipo de jogador que é, se tem um jogo de ataque ou de controlo. Normalmente são jogadores com ranking nacional.
6.5
O jogador a este nivel tem uma experiência vasta em torneios secundários com prize money (futures ou challengers)
7.0
O jogador e este nível depende monetariamente dos torneios profissionais.
E tu que tipo de jogador és???
Sem comentários:
Enviar um comentário