19/02/09

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE CORDAS - Parte 1

Tournament Nylon (nylon)
A mais barata, a mais básica. Indicada para iniciantes porque o seu nível de jogo não o exige e porque não têm conhecimentos suficientes para distinguir os diferentes tipos, tensões, etc.

Synthetic Gut (sintéticas)
A corda utilizada por 80% de todos os jogadores de ténis. Feita com nylon (não fazer confusão com a tournament nylon). As synthetic gut (tcc: sintéticas) são baratas, têm boa jogabilidade por um curto espaço de tempo e é muito fácil encontrar. Recomendada a jogadores de nível iniciante a médio (3.5). Este tipo de corda não é recomendado ao jogador que parte com muita facilidade cordas, visto que não é uma corda muito durável, ou ao jogador que exerça muita potência nas pancadas, porque não rapidamente este tipo de corda torna-se flexível de mais.
Se anda a experimentar cordas, em busca da TAL, este tipo de corda é excelente para dar referências e deve começar com uma básica, pode até descobrir que uma sintética é a corda que o irá acompanhar ao longo da sua vida “tenistica”.

Multifilamentos (multi)
As multifilamentos são cordas que aguentam mais tempo a tensão, são mais potentes, são mais suaves e melhores para o cotovelo e ombro. Se acha que a sintética que usa não melhora o seu jogo, ou que não preenche as expectativas, ou se procura mais sensibilidade e aderência, talvez uma multifilamentos seja o passo seguinte.

Natural Gut (tripa natural)
As tripa natural são as supra-sumo desde sempre. São as mais potentes de todas, é o melhor tipo de corda para manter a tensão, as que aderem melhor e duram razoavelmente bem. O único se não é serem extremamente caras e não lida bem com a humidade. Para 95% dos jogadores a tripa natural é a melhor opção para o braço e para o jogo.

Polyester (monofilamento ou poly)
Este tipo de corda é usado por quase todos os profissionais, e é o tipo de corda que 95% dos jogadores NÃO deve usar. As poly são rijas e duradouras, e se o jogador tiver um swing longo e potente conseguem gerar bastante spin. As novas poly (chamadas de Co-Polyester) são mais suaves e mantém a tensão por mais tempo que as antigas poly, mas num modo geral continuam a ser rijas, duras e não são a melhor escolha para manter a tensão. Se a cabeça da sua raquete não exerce velocidade suficiente para flectir estas cordas, então a melhor solução é procurar outro tipo de corda. As Polyester são excelentes para um curto espaço de tempo e depois disso deixam de fazer a sua “magia”, e uma poly “morta” é a pior corda mundo e isso acontece muito antes de partir. Se a sua corda necessita de ser endireitada em cada ponto é porque já está “bem morta” e necessita de ser encordoada. Este tipo de corda não é recomendada aos jogadores com problemas de cotovelo ou ombro.

Kevlar
O último grito em durabilidade. O kevlar é altamente resistente ao contacto, e normalmente é utilizado as verticais em encordoações híbridas com sintéticas nas horizontais. É um tipo de corda sem potência alguma e com péssima aderência. Recomendada ao jogadores sem problemas de cotovelo ou ombro e que mais nenhuma corda dure tempo suficiente.

Diâmetros ou Gague
Agora que já sabe reconhecer uma corda, o próximo passo é saber seleccionar o tipo de diâmetro da corda. O diâmetro é a grossura da corda e é medida em milímetros e o gauge é o sistema métrico americano. Os diâmetros mais comuns podem variar entre 1.10mm (18) e 1.35mm (15L). A maioria dos jogadores utiliza 1.25mm (17) ou 1.30mm (16). Quanto maior for o gauge menor é o diâmetro, ou seja, mais fina a corda será. O L utilizado no gauge significa light e corresponde a metade, ou seja, 16L é mais fino que 16 mas mais grosso que 17.

Quanto mais fino for o diâmetro, maior aderência a corda terá, que por sua fez consegue gerar mais efeito à bola com o mesmo tipo de pancada. Para muitos jogadores este tipo de diâmetro permite mais potência na pancada sem que a bola vá fora, para outros, o spin gerado na pancada não permite profundidade como tal não é um diâmetro aconselhado a jogadores agressivos.

Um diâmetro mais fino permite também maior sensibilidade, mas também é menos durável que uma corda de espessura maior.

Continua........

Sem comentários:

Blogues de Interesse