24/02/09

Wilson K Pro Staff 88

Mas antes de mais tenho que me qualificar para terem noções de comparação. Sou um jogador 4.0 a 4.5, jogo com uma raquete de 335g com padrão de cordas 18x20 e equilíbrio 305mm, prefiro o jogo ao fundo do court mas subo à rede sempre que posso.

Para começar, tive bastante dificuldade em controlar a K Pro Staff 88. A maior parte dos jogadores vão achar esta raquete bastante pesada (349g s/ corda), sem potência e com uma zona de impacto muito pequena. A K Pro Staff 88 necessita dum swing longo, rápido, e de força de corpo. É indicada para o jogador que usa pancadas chapadas (continental a eastern), os que usam uma pega western vão ter muita dificuldade em exercer as pancadas.

Neste momento a K Pro Staff 88 é a raquete mais pesada do mercado e o seu peso de 349g (s/ corda) é fora do normal para os dias de hoje, o seu perfil de 17 mm dá-lhe a estabilidade necessária, e o seu equilíbrio a 315 mm torna esta raquete incrivelmente manobrável mesmo pesando mais de 350g com corda. O bom de se jogar com uma raquete tão pesada é a baixa vibração provocada pelas pancadas mesmo fora do centro de encordoação. Um aspecto que não foi 100% do meu agrado, foi o grip em cabedal, estes grips eram muito usados à cerca de 10 / 15 anos atrás onde o controlo e a robustez duma raquete sobrepunham-se ao tipo de grip usado, senti excelente aderência, tanta que até levantou pele, por isso aconselho a quem já tenha calos sólidos, caso contrario sempre se pode colocar grip novo.

O problema de se jogar com uma cabeça tão pequena (88 in / 568cm²) é que qualquer pancada fora do sweet spot é bola certa no aro. Mas quando a pancada é bem no centro da encordoação... pode-se perceber porque é que Federer, Sampras ou Edberg preferem este tipo de cabeça. O controlo é supremo e a potência divinal. No serviço é preciso braço e ombro consistente e calejado, caso contrário é bastante penoso servir com esta raquete. O serviço chapado sai profundo e quase milimétrico. Na rede é incrivelmente leve e com um controlo que ainda não encontrei em qualquer outra raquete, consegue-se colocar a bola exactamente no local previsto.

O padrão de 16x19 é aberto e indicado para spin, mas nesta raquete devido à sua cabeça pequena este padrão parece muito fechado. Como esta raquete só se consegue executar pancadas chapadas a durabilidade das cordas é maior, mas aconselho a utilizar uma encordoação híbrida para se tirar melhor proveito das capacidades da K Pro Staff 88.

O teste a esta raquete foi cerca de 1 hora e das pancadas todas acho que só encontrei o sweet spot cerca de 25%.

Classificação (0-100): 80

Cabeça: 568 cm² / 88 sq. in.
Comprimento: 686 mm / 27 in.
Peso: 349g (s/corda)
Equilibrio: 315 mm
Rigidez: 67
Perfil: 17 mm
Padrão de Cordas: 16 x 19

Sem comentários:

Blogues de Interesse