20/02/09

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE CORDAS - Parte 2

......continuação

Encordoamento
- Quando a corda se parte é necessário encordoar.
- Quando a corda NÃO se parte e se for uma corda sintética, multifilamentos ou tripa, a regra geral é encordoar por ano o número de vezes que joga por semana, ou seja, se joga 2 vezes por semana, deverá colocar cordas novas 2 vezes por ano. Se durante o Inverno não joga, deverá ter uma encordoação nova quando o bom tempo aparecer e depois trocar conforme a necessidade.
- Quando a corda NÃO se parte e se for uma corda Polyester, deverá encordoar assim que a corda não voltar ao lugar depois de cada ponto.
-Quando a corda NÃO se parte e se for uma e s e for uma corda Kevlar encordoe imediatamente com outro tipo de corda.

Normalmente os jogadores só se apercebem da falta de performance da corda tarde demais. Porque jogam com a raquete todos os dias e não notam a diferença gradual. É como se tivesse comprado 2 t-shirts novas azul-escuro, uma fica no armário e a outra é usada e lavada todos os dias durante 2 meses. Se ao fim desses meses as colocar lado a lado vai notar logo diferenças, uma está azul-escuro a outra está azul qualquer coisa.

A diferença das t-shirts para as cordas é que não terá a mãe/namorada/mulher a dizer para nos livrar da t-shirt velha e rota?
Que tipo de tensão usar?
A tensão recomendada existe para alguma coisa, e é por aí que se deve começar, mais propriamente a meio. Com as poly, recomenda-se reduzir em 10% a tensão usada numa sintética, e ajustar a partir daqui. Mas atenção como a própria palavra diz, a tensão é uma recomendação, uma orientação, cada um é livre de usar mais ou menos tensão.
Quando se procura uma tensão, deve-se ter em conta duas coisas, e depende do tipo de nível de jogador que é.
1 - PROFUNDIDADE é tão importante para o ténis, como o oxigénio é para a vida. Necessita de encontrar uma tensão que lhe permita pancadas profundas sem esforço. Depois da linha de serviço e 1/3 antes da linha de fundo. Uma tensão maior coloca a bola mais curta, uma tensão mais baixa coloca a bola mais profunda.
2 - SENSIBILIDADE, alguns jogadores gostam da sensação duma encordoação dura, como existem outros que preferem a sensação dura encordoação suave. Uma tensão alta dá uma encordoação dura, rija, fechada, etc. e é pior para o jogador que tenha problemas no braço. Uma tensão baixa dá mais flexibilidade à corda, mas também dá menos controlo à pancada.
Raquetes diferentes, tensões diferentes.
Se encordoar uma cabeça de 90 (581cm2) com 27kg, e uma cabeça de 115 (742cm2) com 27kg, a cabeça de 90 terá uma encordoação mais dura que a de 115.

Encordoações Híbridas
A encordoação híbrida (ou combo), é quando se utiliza dois tipos de corda, uma para as verticais e outra para as horizontais.
Tudo começou por motivos de durabilidade, quando os jogadores começaram a partir cordas com alguma frequência, necessitaram de cordas mais duradouras, a resposta foi encontrada num diâmetro mais grosso, mas esse aumento de diâmetro tirava potência e sensibilidade e como a corda se partia 98% das vezes nas verticais, a ideia de se utilizar uma corda mais dura nas verticais e outra mais suave na horizontais para ganhar um pouco mais de sensibilidade e potencia, tornou-se perfeita.
Hoje em dia utiliza-se kevlar ou poly nas verticais e multi, sintética ou natural nas horizontais.
Existem também jogadores que utilizam tripa natural nas verticais e uma sintética barata nas verticais para que tenham os benefícios duma tripa natural sem ter que utilizar o set todo.
Ultimamente tem-se visto também jogadores a utilizar nas verticais tripa natural ou multi com poly nas horizontais para terem potência e sensibilidade duma corda suave e spin da poly. Esta combinação talvez seja a que dura menos.

Para terminar!!!
Se quer experimentar uma corda, experimente, o conhecimento vem da experiência e sem experimentar nunca saberá como é, e em relação a cordas é exactamente isso. Com tantas variações que existe no mercado, uma delas será a TAL. Não se deixe influenciar por opiniões de terceiros ou mesmo por este “guia”, mesmo que jogue há pouco tempo e não conhece a sensação duma Luxilon, então está à espera de quê? Experimente, não irá jogar o seu melhor ténis com essa corda, mas ao menos sabe qual é a sensação.

Sem comentários:

Blogues de Interesse