Hoje vou falar da fita protectora porque além proteger a raquete, alterar a cosmética e altera o comportamento.
Para quem não conhece, a fita protectora, é uma fita colocada na cabeça com a óbvia razão de proteger a raquete. Esta é uma óptima solução para quem troca com alguma frequência de raquete para manter o aspecto original da raquete por mais tempo, o que significa maior valor de revenda, e sai mais barato do que trocar as protecções de tempos a tempos.
Este tipo de fitas são vendidas em rolos, que dão uma média de 8 utilizações e o pequeno senão é quando se tem que trocar de corda a fita tem que sair. O truque para uma maior duração é cortar a fita ao meio antes de a aplicar e assim não existe a necessidade de retirar a fita antes da encordoação porque os grommets não ficam bloqueados.
A outra componente deste tipo de fita é o peso que que exerce na cabeça, tudo porque cada aplicação pode pesar entre 3g a 5g, dependendo do modelo e quantidade.
Pode parecer pouco mas cada grama altera o swingweight em 4 pontos, ora fazendo as contas a 3 gramas de fita no topo da cabeça, dá uma alteração 12 pontos ao swingweight (peso do movimento da raquete desde a preparação ao impacto), ou seja, altera a mobilidade da raquete pois altera o equilibrio, para alguns jogadores esta diferença é insignificante, para outro pode fazer toda a diferença do mundo, porque uma cabeça mais pesada aumenta a potência das pancadas.
A fita protectora pode também ser uma boa alternativa aos tradicionais pesos de chumbo.
Portugal F16 Futures - Beloura Futures III
-
ITF Futures - $15,000 USD Sing. Masc. - Final - QP Fred GIL (POR)
[1] vs Tiago CAÇÃO (POR) [5] - 6/3, 3/6, 6/0 Quadro _______________________
Há 6 anos
1 comentário:
Nunca usei este tipo de fita. Muito devido a este factor que referes: altera a jogabilidade da raquete.
Mas é uma boa solução para quem raspa muito com a raquete no chão.
Eu normalmente encomendo 2 ou 3 grommets de substituição sempre que compro uma nova raquete e ficam guardados. Normalmente mudo-os de ano a ano ou sempre que necessário.
Enviar um comentário