20/09/10

DAVIS CUP - PORTUGAL vs BÓSNIA

Portugal 3-2 Bósnia-Herzegovina

Frederico Gil vs Aldin Setkic 6-4, 6-3 e 6-3,

A selecção de Portugal garantiu a presença em 2011 no Grupo I da zona euro-africana da Taça Davis, depois de Frederico Gil ter triunfado no terceiro encontro de singulares da última ronda do Grupo II, com a Bósnia e Herzegovina, no Jamor.

Frederico Gil superiorizou-se ao bósnio Aldin Setkic em três sets, pelos parciais de 6-4, 6-3 e 6-3, confirmando o regresso de Portugal à divisão que antecede o Grupo Mundial da Taça Davis, em 2011, depois de três anos de ausência.

O tenista português mais bem cotado de sempre no ranking ATP esteve mais sólido do que o bósnio durante o encontro, com a duração de quase duas horas e meia. Na primeira partida, Gil esteve em vantagem por 4-0, mas Setkic reagiu e reduziu para 4-3. No entanto, Gil acabou por fechar o primeiro set com o parcial de 6-4. Na segunda partida com uma quebra do serviço a Setkic, o que permitiu o 2-0.

Os dois jogadores mantiveram os serviços e, quando Setkic servia para se manter no set, fez um erro não forçado e Gil voltou a concretizar outro break point, acabando por fechar a partida.

O terceiro e última set foi muito disputado nos primeiros jogos, com longas trocas de bola no fundo do court, mas Gil acabou por quebrar o serviço a Setkic no oitavo jogo e adiantar-se para 5-3.

João Sousa vs Damir Dzumhur 6-4, 4-6 e 1-6

O derradeiro encontro foi entre João Sousa e a Damir Dzumhur. O marcador começou por ser favorável ao português, mas este venceu apenas por 6-4, depois de ter desaproveitado uma vontagem de 4-0.

No segundo set, Dzumhur superiorizou-se a João Sousa com o português a jogar um ténis muito agressivo onde acumulou alguns erros comprometedores ao longo do segundo parcial.

O encontro acabou por ser um mau ensaio para Sousa, que vinha mostrando excelentes progressos no seu jogo nos últimos tempos. Já Dzumhur, campeão europeu júnior, deixou excelentes indicações e será evntualmente um nome a seguir no futuro. Muito ágil e talentoso, mostrou muitas soluções para desestabilizar os adversários.

Sem comentários:

Blogues de Interesse