A maior parte dos tenistas profissionais jogam com grip de cabedal (leather grip), mas torna-se dificil saber, porque a maioria usa overgrip para melhor aderência.
Até ao final dos anos 80, o grip de cabedal era a única opção, mas com a evolução dos materiais, o leque de oferta aumentou significativamente. Hoje em dia são raras as raquetes comercializadas com este tipo de grip.
Então qual a vantagem?
Só existe vantagem para o jogador que usa overgrip, porque hoje em dia já não se pega na raquete com o grip continental e fora desta pega o cabedal com a transpiração escorrega.
O cabedal, por ser mais rígido que o material utilizado nos grips sintéticos, faz com que os "cantos" do cabo tornem-se mais salientes, o que facilita a troca de pegas durante o ponto. Além disso, por ser mais rígido, o grip transmite mais sensibilidade às pancadas. Ou seja, consegue-se sentir melhor a bola.
Infelizmente tudo tem um lado bom e um lado mau. O grip de cabedal não é diferente e o conforto é o lado negativo (principalmente para quem não usa overgrip) tornado-se mais susceptível a problemas com bolhas e calos.
Se procura mais sensibilidade, o grip de cabedal é sem duvida a melhor escolha, melhor ainda será usar cabedal de bezerro (calfskin). E para ter a mesma sensibilidades dos profissionais pode optar pela solução abaixo:
Portugal F16 Futures - Beloura Futures III
-
ITF Futures - $15,000 USD Sing. Masc. - Final - QP Fred GIL (POR)
[1] vs Tiago CAÇÃO (POR) [5] - 6/3, 3/6, 6/0 Quadro _______________________
Há 6 anos
2 comentários:
Por acaso nunca usei uma raquete sem overgrip, e a ideia nem me passa pela cabeça, por isso normalmente não ligo muito se a raquete vem com grip de cabedal ou grip sintético.
O feel que se tem do grip, mesmo com o overgrip pode ser influenciado, mas não acho que fará diferença.
Algo que faz, e já li sobre isso, é o peso do grip. Normalmente um grip de cabedal pesa mais do que um grip sintético, o que pode alterar o pelo global e o equilíbrio da raquete.
Abraço.
Luis olha que o tipo de grip faz uma grande diferença, além do peso, muito bem referido, o grip de cabedal por exemplo vinca mais as arestas do cabo.
Como sabes, recentemente adquiri a Prince EXO3 e o grip de origem tem um certo esponjado, que se torna altamente confortável, mas tira toda a sensibilidade. Troquei para o grip de cabedal e imediatamente tornou-se outra raquete, além de agora ter a perfeita noção dos patamares do cabo, tenho também mais sensibilidade nas pancadas.
A diferença dos grips para os overgrips, é que os grip duram bastante mais tempo, mas a troca torna-se mais difícil e mais dispendiosa. A grande partes dos overgrips são feitos da mesma borracha dos grips, simplesmente tem uma camada mais fina.
Enviar um comentário