09/02/12

2 OU 4 NÓS ????

Tenho muitos clientes que me questionam sobre a diferença em encordoar uma raquete com 2 e 4 nós.

Primeiro vou esclarecer o seguinte:
- Na encordoação a 2 nós utiliza-se o set (12m) completo, ou seja, um único pedaço de corda.
- Na encordoação a 4 nós utiliza-se dois 1/2 sets, ou seja, dois pedaços de corda, um para as verticais e outro para as horizontais.

Na prática, qual a diferença?
A diferença é minima, quer em jogabilidade, quer em sensibilidade (pessoalmente digo que é psicológico - teorias). Em várias medições de tensão que fiz com vários tipos de raquete, a diferença nunca ultrapassou 0.5kg.

Acontece que todas as raquetes são projectadas para serem encordoadas de forma padrão: Primeiros as verticais e depois as horizontais. Todas aceitam uma única peça, outras "exigem" duas peças de cordas, como a Head, por exemplo, onde todas as indicações são dadas para que se encordoe com 4 nós. Nas Prince EXO3 é mais fácil encordoar com 4 nós, mas nada impede que seja feito com 2 nós.

A encordoação é feita correctamente quando nas verticais se encordoa da cabeça para o coração (em direcção à garganta) e quando se utiliza uma unica peça de corda raramente isso acontece, bem pelo contrário, ou seja, as verticais acabam no coração, e começa-se as horizontais do coração para a cabeça (modo menos correcto), mas este senão, pode ser contornado utilizando o padrão Caixa, ou padrão Around the World para encordoar.

A minha teoria é esta:
- 2 nós oferece uma tensão mais homogénea porque não existe interrupção entre as verticais e horizontais.
- 4 nós, no meu entender, só faz sentido quando aplicado com duas tensões diferentes, como por exemplo, 26kg nas verticais e 24kg nas horizontais, caso contrario, ou seja, utilizar a mesma tensão, só mesmo se se utilizar 2 tipos de cordas.

2 comentários:

LC disse...

Excelente post amigo.
Daqui a pouco estás a rivalizar com o Online Tennis BLog :)

Sempre me questionei qual seria a diferença. Em termos eu pedia para me encordoarem a raquete com 4 nós.. mas devia ser apenas para me armar em entendido.

Agora já sei a diferença.

FerFilTénis disse...

Obrigado, mas rivalizar contigo, só no court :-)

Blogues de Interesse