02/12/10

Quem foi o impulsionador do topspin no ténis?

Durante o mês de Novembro tive à disposição dos leitores do blog uma votação com a questão "Quem foi o impulsionador do topspin no ténis?"

A adesão foi pouca, mas boa. A maioria respondeu correcto.

O grande impulsionador do TopSpin no ténis foi Rod Laver.

Este "senhor" revolucionou estrategicamente o ténis nos anos 60. Como todos os jogadores dessa altura Laver era um excelente voleador e a sua estratégia de jogo consistia em serviços fortes, chapados e subidas à rede sempre que humanamente possível.

Mas o australiano desenvolveu um plano B - excessivo topspin nas pancadas de direita e esquerda - para conseguir passing shots aos seus adversários voleadores (de relembrar que nos anos 60 jogava-se com raquete de madeira ultra pesada de cabeça super pequena, onde a aplicação do TopSpin só era possível com grande conhecimento técnico). Rod Laver descobriu que o TopSpin alterava a geometria do court e como tal poderia aplicar maior potência nas pancadas e começou a usar com bastante frequência no seu jogo e progressivamente "copiado" pelos adversário.

É claro que hoje em dia com a nova geração de raquetes e a tecnologia que são aplicadas a elas, difícil é bater uma bola chapada (sem TopSpin) como antigamente.

Resultados da Votação:




Sem comentários:

Blogues de Interesse