06/07/09

Wimbledon '09 - Dia 13

Final Masculina

Mais uma vez Federer fez história no mundo do ténis. O suiço conquistou o 15º título em Grand Slams, jogou a 7ª final consecutiva em Wimbledon, 20ª final em torneios do Grand Slam, 60º troféu de ATP, e é o 4º tenista a vencer na mesma temporada o torneio de Roland Garros e Wimbledon, na era Open.

Foi um encontro onde ambos jogadores foram bastante dominantes no serviço. Roddick para não variar teve o serviço mais rápido - 230km/h, já Federer foi quem mais Ases fez - 50 no total, contra 27 do seu adversário.

O 1º a fazer o break foi Roddick ao 12º jogo do 1º set. Muitos serviços à figura facilitaram o ataque da resposta de Federer. O 2º set foi discutido em tie-break e mais uma vez comprovou-se a eficácia do serviço de ambos. Roddick chegou a ter vantagem de 6-2 e com 4 set points, o americano não consegui vencer o set e viu o adversário a fechar o tie break por 8-6. No 3º set, novamente o serviço de mabos a ditar o resultado que foi discutido em tie-break, onde rapidamente Federer ganhou vantagem por 5-1. No 4º set Federer sentiu um pouco a pressão e cedeu ao 4º jogo no seu serviço e não já não conseguiu recuperar a desvantagem, ficando o resultado em 2 sets iguais. 5º e ultimo set, o serviço de ambos voltou a ser crucial para o resultado e como no ultimo set não existe tie-break o resultado foi levado a até aos 16-14, sendo Federer a fechar o set e encontro a seu favor.

Ao fim de 4h16m, os parciais foram 5-7, 7-6 (8-6), 7-6 (7-5), 3-6, 16-14.





Este encontro foi visto pelas antigas estrelas de ténis, tais como Björn Borg, Rod Laver, Pete Sampras (desde 2002 que não aparecia em Wimbledon) e também Woody Allen, Russell Crowe entre outros.

Sem comentários:

Blogues de Interesse