29/11/08

Cotovelo de Tenista

O Que É?
Epicondilite ou epicondilite lateral é uma inflamação dos tendões do cotovelo, que atinge principalmente os músculos extensores do punho e dos dedos.

A epicondilite é causada por actividades que exigem uso excessivo ou incomum dos músculos extensores do punho ou dos pronadores do antebraço, como ocorre em alguns desportos, especialmente o ténis, ou por tensões repetitivas na articulação do cotovelo.

A epicondilite começa como uma ligeira impressão dolorosa, geralmente localizada na face externa do cotovelo e que se estende pelo terço proximal da face externa do antebraço. Se o esforço repetitivo for continuado, principalmente na região do antebraço em sobrecarga, a área atingida torna-se dolorosa ao toque e a dor pode irradiar para baixo até ao punho. Levantar quaisquer objectos, especialmente com o antebraço estendido, torna-se muito doloroso e quase impossível, mesmo que tenham pouco peso. Gestos de rotação do membro, como o de abrir a maçaneta de uma porta, tornam-se impossíveis.

Como se Trata?
O tratamento passa pelo fortalecimento dos músculos e prevenção.

Alguns exercícios:
Para o cotovelo do tenista devido à pancada de esquerda
1. Sentar-se numa cadeira junto a uma mesa. Colocar o antebraço lesado sobre a mesa, com o cotovelo fixo, o pulso e a mão (com a palma para baixo) pendurados do bordo da mesa. Agarrar num peso de 500g com a mão. Subir e descer a mão lentamente, dobrando e endireitando o pulso. Repetir 10 vezes. Descansar 1 minuto, depois fazer 2 séries adicionais de 10 movimentos. Se o exercício causar dor, interromper imediatamente e fazê-lo de novo no dia seguinte. Fazer este exercício em dias alternados. Aumentar o peso à medida que o exercício se torna mais fácil.
2. Com a palma da mão para cima, agarrar num pedaço de madeira do diâmetro de um cabo de escova com um peso de 500 g atado ao mesmo com uma corda. Levantar o peso. Repetir 10 vezes. Interromper caso sinta dor. Fazer este exercício em dias alternados. Aumentar gradualmente o peso, mas não o número de repetições.

Para o Cotovelo do Tenista Devido à Pancada de Direita
1. Sentar-se numa cadeira junto a uma mesa. Colocar o antebraço lesado sobre a mesa, com a palma da mão para cima, o pulso e a mão pendurados do bordo da mesa. Agarrar um peso de 500 g com a mão. Subir e descer a mão lentamente, dobrando e endireitando o pulso. Repetir 10 vezes. Descansar 1 minuto, depois fazer 2 séries adicionais de 10 movimentos. Se o exercício causar dor, interromper imediatamente e fazê-lo de novo no dia seguinte. Aumentar o peso à medida que o exercício se torna mais fácil.
2. Com a palma da mão para cima, agarrar um pedaço de madeira do diâmetro de um cabo de escova com um peso de 500 g atado ao mesmo com uma corda. Levantar o peso. Repetir 20 vezes. Interromper se o exercício causar dor. Aumentar gradualmente o peso, mas não o número de repetições.
3. Várias vezes por dia, apertar suavemente uma bola de esponja, depois relaxar a mão.

Fortalecimento dos Ombros Deitar-se de barriga para baixo. Usar um banco especial ou pedir a um observador que ajude a levantar o peso quando terminar o exercício. Agarrar a barra com os polegares colocados virados um para o outro. Levantar e descer lentamente o peso desde o peito. Fazer 3 séries de 10 repetições, interrompendo imediatamente se sentir dor. À medida que os ombros se robustecem, aumentar também o peso.
Atenção: este exercício deve ser iniciado com um peso muito leve porque se forçam os músculos lesados.

Sem comentários:

Blogues de Interesse