01/11/08

Como Escolher Uma Raquete de Ténis

Muitos clientes tem-me perguntado:
- Tenho a raquete tal, quero comprar a tal, qual é a melhor para mim?

Gostava muito de poder responder correctamente a todos, mas torna-se difícil quando existem novidades todos os meses. O que posso fazer é ajudar a identificar a "próxima" raquete.

Primeiro temos que conhecer a raquete e as suas características, se já é jogador, torna-se mais fácil escolher a sua próxima raquete porque já tem referências da sua actual, basta saber onde quer melhorar, em potência ou em controlo.






1. O Tamanho da Cabeça.
O tamanho da cabeça é a zona total de impacto com a bola.

MidSize ou MS - de 550 cm² (85 in²) a 610 cm² (95 in²)
MidPlus ou MP - de 610 cm² (95 in²) a 680 cm² (105 in²)
Oversize ou OS - acima dos 680 cm² (105 in²)

Uma cabeça grande aumenta a potência da bola. Com o sweetspot (área de contacto ideal) maior, maior é o conforto no impacto, em contrapartida, essa maior área diminui a velocidade de manipulação da raquete, ficando mais difícil manuseá-la e acelerá-la se os seus movimentos ao fundo do court forem completos, com boa técnica.
Este tipo de cabeça é óptima e aconselhada para quem está a começar a jogar, pois terá mais facilidade em acelerar a bola sem esforço. Conforme o seu nível de jogo for melhorando, e for tendo maior controlo, pode reduzir o tamanho da cabeça para uma menor, embora haja jogadores mais experientes que prefiram este tipo de raquete pela potência gerada com menor esforço.

Uma cabeça pequena aumenta o controlo sobre a bola e também a velocidade dos movimentos. Mas este tipo de cabeça exige mais experiência de jogo, pois o sweetspot é menor e qualquer bola batida fora do centro sai descontrolada e o impacto é desconfortável.
Este tipo de raquete é preferida pelos tenistas mais avançados porque geram velocidade de bola com os movimentos de impacto e com o corpo e como tal necessitam de uma raquete que lhes dê controlo.






2. Distância da cabeça ao punho da raquete.
Cabeça Próxima do Punho - Esta é uma característica das raquetes infantis, que facilita a coordenação entre visão e bola.

Cabeça Afastada do Punho - São essencialmente para adultos de baixa estatura (inferior a 1,65m), dando extra potência.






3. Distribuição de Peso:
As raquetes de hoje em dia, de cabeça grande e de peso leve, facilitam ao jogador iniciante a gerar potência e a bater na bola. Mas se tem intenções de jogar ténis, é bom que pratique bastante a técnica. Uma boa técnica é previne lesões e garante pancadas potentes e precisas.
O peso é distribuído pelo tamanho da raquete, e mede-se do principio do punho ao topo da cabeça. É conhecido como:

Cabeça Pesada - O peso está localizado mais na cabeça, e serve para acelerar a cabeça durante o swing (movimento completo da pancada, desde a preparação até à finalização), o que resulta em maior potência nas pancadas de fundo de court e nos serviços. Atenção, quanto mais pesada for a cabeça da raquete mais sujeito a lesões estará, e não é aconselhada aos jogadores com cotovelos enfraquecidos.

Equilibrado - O peso está ao centro da raquete, e é bem aceite por diferentes tipos de jogadores. Para se saber qual o ponto de equilibrio da raquete, basta dividir o seu tamanho (em milimetros) em metade. Ex.: 685mm / 2 = 343mm.

Cabeça Leve - O peso está localizado mais perto do punho, dando maior controlo, manuseio e precisão.

Para os jogadores que utilizam uma raquete equilibrada ou de cabeça leve e possuem um swing longo e completo, podem beneficiar dos modelos de cabeça pesada para aumentar a potência das pancadas.






4. Flexibilidade
A flexibilidade duma raquete está no seu perfil, que pode variar ao longo da raquete e até mesmo só na cabeça.

Perfil Estreito - Oferece maior flexibilidade e maior sensibilidade, porque a bola fica milésimos de segundos a mais no contacto com a raquetes, e como aumenta a precisão e controlo nas pancadas.

Perfil Largo - Oferece mais rigidez e menor sensibilidade, mas maior potência.

Se é um jogador com alguma experiência, e pretende trocar de raquete, procure uma de maior flexibilidade para lhe oferecer maior controlo. Se é um jogador ocasional e o seu jogo baseia-se no fundo do court, as raquetes de perfil largo podem o ajudar a fazer "a tal pancada".






5. Resumo
Cabeça Pesada - mais potência nas pancadas e nos serviços, menos controlo.
Cabeça Leve - mais controlo e mais precisão, menos potência.
Cabeça Maior - mais potência e mais conforto, menos controlo.
Cabeça Menor - mais controlo, menos potência.
Perfil Largo - mais rigidez, mais potência e mais velocidade de bola, menos sensibilidade.
Perfil Estreito - mais flexivel, mais controlo e mais sensibilidade, menos potência.
Raquete Leve - mais potência, mais vibração.
Raquete Pesada - menos vibração, mais controlo.

Se já joga ténis e procura uma raquete que lhe dê mais controlo, já sabe, procure uma raquete mais pesada de perfil estreito e de cabeça menor e mais leve.

Se anda à procura da primeira raquete, procure uma de cabeça oversize, o mais equilibrada possivel, de perfil largo para ajudar na força, e baratinha, caso não se ajuste em jogar ténis, não perde muito dinheiro.

Procure a sua raquete na nossa loja - http://ferfiltenis.com






21 comentários:

Anónimo disse...

Boa Noite!!!
Eu estou a precisar de uma raquete nova e gostava que me dessem algumas sugestões…
Tenho 16 anos e jogo ténis à 8 anos e competição à 4.
O meu jogo é muito baseado a fundo do court.
Tenho um jogo muito chapado, mas gostava de meter mais spin na bola para fazê-la saltar mais.
já consigo fazer o kick no serviço, mas ainda assim nao estou satisfeito com o meu jogo.
Na minha opiniao, preciso mais de potência para desiquilibrar o adversário.
A minha contituição é de altura média, magro e com pouca força de braços.
Se me pudessem ajudar, agradecia…

Tomás Martins

FerFilTénis disse...

Viva Tomás,
Para ter mais spin deves procurar uma raquete com padrão de corda aberto - 16x19 ou 16x18.
Para teres potência tens que ter uma cabeça grande, uma oversize de preferência e ao mesmo tempo vais ter maior controlo, como tal podes acelerar a bola à vontade.
Posso dar a referência do Davydenko, olha bem para a raquete dele. É uma prince Ozone Tour Oversize com cabeça de 107in.
O peso da raquete não deve ser mais que 315gr, a velocidade de jogo também deriva muito da tipo de swing, quanto maior for, maior será a potência, por isso não deves usar uma raquete muito pesada.
Procura um perfil largo, e um equilíbrio entre cabeça pesada e equilibrada.
Como tens experiência de 8 anos procura uma raquete oversize (entre 100in) e de peso equilibrado.

Anónimo disse...

Oi Boa Noite,

Gosataria de uma opinião sobre uma compra de uma raquete .
tenha 41 anos meço 1.78 peso 73 kg jogo tenis á 6 anos.Estilo de jogo com potência mais estou tendo que colocar mais força nos braças para executar os movimentos uso Raquete Head -ti-Head Titanium nano L/3 4/8 .Já é a segunda raquete quebrada no cabo por sair na mão e bter a cabeça no chão.Obrigado

Fábio disse...

Olá boa noite e obrigado pelo blog. Para um aspirante a iniciante é muito útil. Parabéns!

Tenho uma questão, que tendo em conta o que tenho lido me deixou confuso.

Comprei uma Prince Airo Tour MP ( relativamente barata...) e fui fazer uma aula de ténis.
Qual não é o meu espanto quando a primeira coisa que me dizem é que não me deixavam treinar com a minha raquete visto que era oversized... Há alguma explicação para isto?

cumps Fábio

FerFilTénis disse...

Fábio,

1º parabéns porque tem uma raquete optima para para iniciante.

2º vejo duas explicações para não o deixarem treinar com a sua raquete.
A 1º é puramente comercial possivelmente a escola tem um contrato com alguma marca e o treinador tem comissão sobre as vendas criando desta forma alguma incerteza para adquirir outra raquete,
2º quem lhe disso é um paraquesdista que caiu no court e pensa que é treinador.

Podem lhe proibir de jogar com um taco de basebol, podem lhe proibir jogar com uma frigideira, mas NUNCA com uma oversize.

Escolha outra escola.
Essa não o merece.

Fábio disse...

Pois...
Esta escola foi uma segunda escolha... visto que a inicial era no recinto do Jamor, mas não existiam vagas...
Recomenda alguma? Eu sou da zona de Carnaxide.

Cumps
Fábio

FerFilTénis disse...

Perto da Carnaxide posso recomendar o Clube Ténis Amadora (piso rápido), Ace Team (terra), Qta das Flores (piso rápido), Centro de Ténis Monsanto (rápido e terra), CETOeiras (terra e relva)

Pedro Miguel disse...

Bom dia,
Em primeiro quero dar os parabéns pelo blog, li atentamente este post, mas mesmo assim queria pedir a vossa opinião.

Eu e a minha esposa jogamos ténis muito raramente, mas agora queríamos iniciar a modalidade como lazer, mas regularmente.

Não temos experiência, batemos umas bolas, mas nada de especial.

Segundo a sua explicação, apercebi-me, se não me enganei, que para conforto e iniciação, a melhor escolha será uma oversize.

De momento eu jogo com uma raquete velhinha de cabo médio e cabeça estreita, mas é pesada e desconfortável, herdei do meu sogro, calculo que fosse boa na pré historia, mas neste momento não !
a minha esposa joga com uma de cabo curto e cabeça media, mas essa é mais recente, mas acho que não é adequada para ela.

estava a pensar em comprar 2 oversize, mas uma mais leve para a minha esposa, acha correcto?
tem alguma sugestão de marca ou modelo?

Se ajudar, eu meço 1.82, e a minha esposa 1.72, terá alguma influencia na escolha?

Desculpe o testamento
Cumprimentos,
Pedro Miguel

FerFilTénis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FerFilTénis disse...

Pedro,

Sem duvida que recomendo raquetes oversize, mas não muito :-)

Por exemplo para mulheres uma cabeça 110 in² e para homens 105 in² já é o limite. Relativamente ao peso, é correto ser mais leve para senhoras.

É-me dificil indicar que que a raquete X ou Y é a mais indicada, mas as mais versáteis são para senhora:
- Wilson Blade Team
- Wilson Six One Lite 102
- Babolat Pure Drive 107

e para senhores:
- Wilson Blade 98
- Babolat Pure Drive
- Head Extreme MP

entre outras.

Espero ter ajudado.
FFT

Pedro Miguel disse...

Boa tarde,

Obrigado pela ajuda, uma vez que sou leigo no assunto, vou seguir os seus concelhos e em breve vou pesquisar as referencias que me deu ;)

Entretanto assim que adquirir os equipamentos, volto a questiona-lo se a minha opçao foi correcta ;)

Mais uma vez obrigado, e continuaçao de um bom trabalho !

Cumprimentos,

Pedro Miguel

Unknown disse...

Viva, pela primeira vez vejo um site onde falam de coisas concretas de tenis. parabens.
Peço a vossa ajuda.
Tenho 38 anos, 1.60 m de altura. Pratico tenis com aulas á 2 anos. Ainda nao consegui ter uma raquete que me sentisse confortável com o meu jogo.
tenho a ideia de ser um jogador misto, ou seja, sou mais defensivo do fundo do court, mas ao fim de algumas pancadas de fundo colocadas gosto de acelerar para terminar o ponto ou mudar o rumo do ponto. Defendo e ataco em momentos. Não sou um jogador atacante por natureza.
Que raquete devo procurar?

Obrigado

PN

FerFilTénis disse...

Viva Paulo,

Agradeço os elogios.

Com base no que descreve do seu tipo de jogo e segundo a sua estatura de 1.60m, recomendo vivamente uma raquete longbody.

O tamanho standard de uma raquete é de 68.5cm e as longbody são mais compridas que podem chegar até aos 73.7cm, mas recomendo algo entre os 70cm. Esta opção vai dar mais potência as sua pancadas com o mesmo esforço e vai ter mais alcance nas deslocações.

Como joga há sensivelmente 2 anos, recomendo procurar uma raquete de cabeça 100 in, de padrão aberto de cordas 16x19 e de peso não superior a 300g

Espero ter ajudado,
Cumprimentos,
FFT

Unknown disse...

Ola, gostei bastante das suas dicas e gostaria, se possível de uma.dica de raquete.

Tenho 24 anos e 1,83 de altura e eu jogava tênis somente com amigos e nunca fiz aula, portanto me considero iniciante ainda, tenho algumas dificuldades no backhand ainda e nos saques fortes, mas consigo trocar bolas no fundo da quadra, dar alguns slices legais e colocar efeitos na bola. Agora quero praticar mais o tenis e resolvi entrar em aula só que sou totalmente leigo em raquetes, apesar de ser iniciante, eu gostaria de uma raquete que durasse por um bom tempo e eu não precisasse trocar tao cedo, em todos os lugares que eu pesquisei, sempre falavam bem da Yonex .
Você teria alguma dica pra me dar e acabar com meu dilmea? Hahahahaja
Muito obrigado

Anónimo disse...

Boa tarde, volto novamente a este forum ainda com problemas de encontrar uma raquete que melhor se adequa a meu jogo. Actualmente uso a VOLKL Organix 4 com cordas 16x19. O problema é que estou com muitos problemas com o top spin, porque sou baixo e jogo algo chapado.
A pancada ofensiva está muito comprida e não consigo acelerar para acabar o ponto.
Estive a ler algumas coisas sobre raquetes, mas tenho muitas duvidas.
Pedia a vossa opinião. Acham que uma raquete de 280-285 gr, com grip 2, com um comprimento a rondar os 27.5 in, ou mesmo 27,6 in. eventualmente equilibrada, com encordoamento de 16X19 ou mesmo 16X18. Deveria ser boa a absorver vibrações, pois o esforço feito com esta raquete está a fazer-me doer o ombro ( tennis elbow ??)
Preciso de uma raquete que me facilite o top spin, ataques fortes mas controlados ( que me ajude, pois sem técnica, nada feito).
Podem p.f. dar-me a vossa opinião.

Obrigado

Paulo Neto

FerFilTenis disse...

Olá Cláudio,

A YONEX tem raquete feitas na China e outras que são feitas no Japão. E as que são feitas no Japão são de extrema qualidade, mas também de preço mais alto.

O que procuras é uma raquete que não pese mais de 300g, com uma cabeça entre os 100 e 105 e um padrão de cordas entre os 16x19.

Da YONEX tens a VCORE Si 100 ou a EZONE Ai 100, esta ultima tem um perfil mais grosso para dar mais profundidade às bolas. A 1º é uma boa escolha mas com preço mais alto.

Espero ter ajudado,
Abraços.

Unknown disse...

Me indicaram a Yonex vcore xi100 tbm. Você conhece ela?

FerFilTénis disse...

Boa tarde Paulo,

Procurar uma raquete mais comprida é boa opção. O standard é 27in. 27.5in já é longbody e oferece potência extra às pancadas.

A VOLKL Organix 4 é uma boa raquete, mas talvez para o seu tipo de jogo não seja a mais indicada, mas tudo depende das vezes que treina ou joga, se os seus adversários batem forte ou não, etc.

1º)
O top spin tem que vir do gesto e não da raquete, os padrões de corda mais abertos e as cordas perfiladas ajudam a obter o efeito desejado, mas essa ajuda não chegar sequer a 20%. Por isso, se procura TopSpin toca a treinar o efeito chicote no pulso e a fechar mais a pega.

Se a sua pancada é mais chapada (pega de martelo) eu recomendo que procura uma raquete de padrão de cordas mais fechado 18x20, porque uma pega mais aberta resulta em bolas lineares, ou seja, não tem tanto o efeito de arco por cima da rede, e como tal são bolas mais profundas ou compridas e com menos peso. Assim sendo o padrão de cordas 18x20 vai-lhe facultar o controlo extra que necessita.

2º)
Raquetes leves (até 280g) vibram com o impacto da bola por falta de massa (peso). Pessoalmente, abaixo das 290g só para jogadores de fim-de-semana ou para tipos de jogos muito lentos.

3º)
O Tennis Elbow acontece por variadas situações, e pode ser provocado pelo tipo de corda ao tipo de movimento realizado.
Opte por cordas multifilares ou nylon ou poliésters muito suaves (por exemplo a Tourna Black Zone e a Signum Pro Outbreak, entre outras).
Faça reforço muscular e proteja-se até recuperação total.
Uma raquete de padrão mais fechado (18x20) absorve mais as vibrações que um padrão aberto.

Do que li do seu jogo, recomendo que observe a Wilson Blade 104, Wilson Six.One 95L 18x20, Baboolat Pure Strike 18x20, Wilson Six.One Team BLX2 18x20, ou outras com estas caracteristicas.

Espero ter ajudado,
Abraços

FerFilTénis disse...

Claudio,

A Yonex VCore xi 100 é uma boa escolha, é uma das raquetes mais versáteis.

Vitor disse...

Boa noite!

Adorei o conteúdo. Parabéns!

Jogava em media 1/2 x por mês. Parei por uns belos anos jogando só umas 3 vezes por ano.

Estou retomando e queria jogar fixo 1/2 x por semana.

Tenho uma Head Ti s6, Head radical oversize.

Jogo muito confortável e seguro com acaso.estilo de jogo calmo ou chapado dependendo do aniversário, muita dificuldade nas bolas na frente e bem melhor nos saques chapados de que com a radical.

Qual seria a raquete ideal no meu caso?

Agradeço desde já,
Vitor

Unknown disse...

Boa tarde,
Volto mais uma vez a este forum para pedir a vossa sempre profissional opinião, que muito ajuda quem quer melhorar neste grande desporto que é o ténis.

- Tenho 42 anos, 1.60 e jogo á 6 anos ténis. Já tive várias raquetes, Prince de 30ogr, 100, head 98 de 295gr, volk de 105 de 280 gr, e agora yonex, 100 de 285 gr. Ainda não conseguir ter uma raquete que sinta a extensão do meu braço na raquete.
Não sou um jogador atacante, jogo muito no fundo do court e preciso de controlo com velocidade da das pancadas. Tenho dificuldade em jogar em spin, jogo muito recto o que faz com que o meu jogo um pouco desalinhado seja muito comprido. Jogo esquerda a 2 mãos e notei que deixei de conseguir jogar a esquerda com raquetes de peso baixo baixo.

Faço torneios mas noto dificuldades em conseguir que o meu jogo seja dominante porque quando ataco o jogo fica comprido demais.

Que raquetes aconselham nesta fade que teste, bem como que corda e padrão .

Desde já agradeço

Paulo Neto

Blogues de Interesse