Muitos clientes tem-me perguntado:
- Tenho a raquete tal, quero comprar a tal, qual é a melhor para mim?
Gostava muito de poder responder correctamente a todos, mas torna-se difícil quando existem novidades todos os meses. O que posso fazer é ajudar a identificar a "próxima" raquete.
Primeiro temos que conhecer a raquete e as suas características, se já é jogador, torna-se mais fácil escolher a sua próxima raquete porque já tem referências da sua actual, basta saber onde quer melhorar, em potência ou em controlo.
1. O Tamanho da Cabeça.
O tamanho da cabeça é a zona total de impacto com a bola.
MidSize ou
MS - de 550 cm² (85 in²) a 610 cm² (95 in²)
MidPlus ou
MP - de 610 cm² (95 in²) a 680 cm² (105 in²)
Oversize ou
OS - acima dos 680 cm² (105 in²)
Uma cabeça grande aumenta a potência da bola. Com o sweetspot
(área de contacto ideal) maior, maior é o conforto no impacto, em contrapartida, essa maior área diminui a velocidade de manipulação da raquete, ficando mais difícil manuseá-la e acelerá-la se os seus movimentos ao fundo do court forem completos, com boa técnica.
Este tipo de cabeça é óptima e aconselhada para quem está a começar a jogar, pois terá mais facilidade em acelerar a bola sem esforço. Conforme o seu nível de jogo for melhorando, e for tendo maior controlo, pode reduzir o tamanho da cabeça para uma menor, embora haja jogadores mais experientes que prefiram este tipo de raquete pela potência gerada com menor esforço.
Uma cabeça pequena aumenta o controlo sobre a bola e também a velocidade dos movimentos. Mas este tipo de cabeça exige mais experiência de jogo, pois o sweetspot é menor e qualquer bola batida fora do centro sai descontrolada e o impacto é desconfortável.
Este tipo de raquete é preferida pelos tenistas mais avançados porque geram velocidade de bola com os movimentos de impacto e com o corpo e como tal necessitam de uma raquete que lhes dê controlo.
2. Distância da cabeça ao punho da raquete.
Cabeça Próxima do Punho - Esta é uma característica das raquetes infantis, que facilita a coordenação entre visão e bola.
Cabeça Afastada do Punho - São essencialmente para adultos de baixa estatura
(inferior a 1,65m), dando extra potência.
3. Distribuição de Peso:
As raquetes de hoje em dia, de cabeça grande e de peso leve, facilitam ao jogador iniciante a gerar potência e a bater na bola. Mas se tem intenções de jogar ténis, é bom que pratique bastante a técnica. Uma boa técnica é previne lesões e garante pancadas potentes e precisas.
O peso é distribuído pelo tamanho da raquete, e mede-se do principio do punho ao topo da cabeça. É conhecido como:
Cabeça Pesada - O peso está localizado mais na cabeça, e serve para acelerar a cabeça durante o swing
(movimento completo da pancada, desde a preparação até à finalização), o que resulta em maior potência nas pancadas de fundo de court e nos serviços. Atenção, quanto mais pesada for a cabeça da raquete mais sujeito a lesões estará, e não é aconselhada aos jogadores com cotovelos enfraquecidos.
Equilibrado - O peso está ao centro da raquete, e é bem aceite por diferentes tipos de jogadores. Para se saber qual o ponto de equilibrio da raquete, basta dividir o seu tamanho
(em milimetros) em metade. Ex.: 685mm / 2 = 343mm.
Cabeça Leve - O peso está localizado mais perto do punho, dando maior controlo, manuseio e precisão.
Para os jogadores que utilizam uma raquete equilibrada ou de cabeça leve e possuem um swing longo e completo, podem beneficiar dos modelos de cabeça pesada para aumentar a potência das pancadas.
4. Flexibilidade
A flexibilidade duma raquete está no seu perfil, que pode variar ao longo da raquete e até mesmo só na cabeça.
Perfil Estreito - Oferece maior flexibilidade e maior sensibilidade, porque a bola fica milésimos de segundos a mais no contacto com a raquetes, e como aumenta a precisão e controlo nas pancadas.
Perfil Largo - Oferece mais rigidez e menor sensibilidade, mas maior potência.
Se é um jogador com alguma experiência, e pretende trocar de raquete, procure uma de maior flexibilidade para lhe oferecer maior controlo. Se é um jogador ocasional e o seu jogo baseia-se no fundo do court, as raquetes de perfil largo podem o ajudar a fazer "a tal pancada".
5. Resumo
Cabeça Pesada - mais potência nas pancadas e nos serviços, menos controlo.
Cabeça Leve - mais controlo e mais precisão, menos potência.
Cabeça Maior - mais potência e mais conforto, menos controlo.
Cabeça Menor - mais controlo, menos potência.
Perfil Largo - mais rigidez, mais potência e mais velocidade de bola, menos sensibilidade.
Perfil Estreito - mais flexivel, mais controlo e mais sensibilidade, menos potência.
Raquete Leve - mais potência, mais vibração.
Raquete Pesada - menos vibração, mais controlo.
Se já joga ténis e procura uma raquete que lhe dê mais controlo, já sabe, procure uma raquete mais pesada de perfil estreito e de cabeça menor e mais leve.
Se anda à procura da primeira raquete, procure uma de cabeça oversize, o mais equilibrada possivel, de perfil largo para ajudar na força, e baratinha, caso não se ajuste em jogar ténis, não perde muito dinheiro.
Procure a sua raquete na nossa loja -
http://ferfiltenis.com