25/03/14

Copa Iberica 2014

Primeiro lugar quero dar o mérito à organização de manter um torneio internacional para veteranos e de o fazer ininterruptamente desde 1980, espero que assim seja durante muitos mais anos.

Segundo lugar apresento o meu desagrado com a organização pela exploração dos voluntários, alguns, crianças de tenra idade. É do conhecimento geral que os apanha-bolas, trabalham de borla. Disponibilizam-se a 100% para fazer este trabalho pelo mérito e orgulho do o fazerem e para este caso especifico, para estágio do Portugal Open, mas até aqui tudo bem...

A minha indignação foi quando soube que estes voluntários não tem direito a uma "farda", para que sejam reconhecidos, afinal de contas é um torneio internacional e não amador. Como não há direito a "farda" a organização "solicita" que se apresentem com roupa escura.

Mas a maior indignação foi saber que não tem direito a uma refeição (almoço, jantar ou lanche). Será que no meio de tantos patrocinadores e empresas apoiantes, que pagam centenas de euros para que sejam reconhecidas nestas iniciativas não houve capitais suficientes para, na piores das hipóteses, comprarem uns franguinhos e batatas fritas, até podiam optar por uns patrocinadores na área da restauração, ou apoiantes que certamente conseguiriam fazer este tipo de refeição por 5€/pax, mesmo que fossem 100 pessoas, não acredito que 500€ seja um valor significativo para se recusar este tipo de serviço.

É lamentável saber que um voluntário tem que pagar para poder trabalhar (deslocação, farda, refeição).

Estimada LagosSports, de relembrar que estas pessoas, que são voluntárias, estagiárias, etc, fazem parte da equipa, tal e qual como as outras (as remuneradas) e devem ser respeitadas como tal, sem elas, os encargos do(s) evento(s) seriam muito superiores.

10/02/14

TOURNA GRIP ORIGINAL vs HEAD PRO GRIP

O Tourna Grip Original da Unique é o overgrips mais usado no circuito profissional, usado desde a dupla masculina #1, os irmãos Bryan, à mais recente estrela Genie Bouchard, existe no mercado há mais de 40 anos, mas foi popularizado pelo norte-americano Pete Sampras.

Por este motivo rapidamente foi clonado pelas restantes marcas, contudo só uma é que se aproximou ao original, o Head Pro Grip, o norte-americano Andre Agassi foi o grande responsável por esta semelhança, sendo ele um anterior utilizador do Tourna Grip Original.


Ambos tem um excelente poder de absorção, excelente sensibilidade e controlo, mas pecam pelo preço elevado e desgaste rápido. Contudo na minha opinião o Tourna Grip Original superioriza-se pelo facto de ser produzido há mais de 40 anos, pela possibilidade de ser reutilizado (invertendo-o).

As provas do dia a dia:
Jogadores com o mesmo estilo de jogo, mesma idade e ranking aproximado, ambos os overgrips apresentam 9 horas de jogo e é notável o maior desgaste do overgrip da Head, enquanto o da Tourna Grip continua bastante utilizável. 

14/01/14

WILSON T2000

Wilson T2000. Quem a conhece?

Um icon para o ténis. Numa era que dominavam as raquetes de madeira. A Wilson T2000 é a réplica autorizada da Lacoste Steel, patenteada em 1958 e comercialmente lançada pela Wilson em 1965.

As 1º atletas a jogarem oficialmente com a Wilson T2000 foram a Billie Jean King e a Rosie Casals, mas foi Jimmy Connors que popularizou esta raquete.

Em 1974 quando Jimmy Connors ganhou o Australian Open, Wimbledon e US Open, basicamente era o unico jogador com uma raquete sem ser de madeira. Nas mãos do norte-americano, a Wilson T2000 ganhou 8 Grand Slams, 1 Tour Final, 1 Davis Cup, entre outros titulos.

Nos Estados Unidos é fácil encontrar esta raquete, mas em Portugal nem por isso. Ao fim de alguns meses de procura, encontrei-a finalmente.

Quero experimentar a Wilson T2000, mas para isso era necessário trocar a corda. Sempre ouvi falar da dificuldade de a encordoar e (in)finalmente tive a experiência. Para testar as minhas capacidades de encordoador decidi não usar quaisquer referências, mas os 6 anos de experiência não foram suficientes. Comprei esta raquete sem corda e é praticamente impossivel descobir o padrão de corda da T2000. Descobri na ficha técnica que é um padrão 18x18 e tive que seguir as restantes indicações.

Tal como as raquetes de madeira, esta também tem um lado esquerdo e um lado direito e o encordoamento é feito em caixa ou "box" a 4 nós, depois do trabalho feito, certamente na próxima vez utilizo só 2 nós que facilita muito mais o trabalho.

Mesmo com a ficha técnica ao lado, o encordoamento desta raquete não é fácil e nada recomendado a menos experientes.




Blogues de Interesse