27/05/12

XV TORNEIO JUNTA DE FREGUESIA DE CORROIOS


XV TORNEIO JUNTA DE FREGUESIA DE CORROIOS
C.R.D. Brasileiro Rouxinol

Quali:07 e 08 de Junho de 2012.
Q.P.: 09 e 10 de Junho de 2012.
Escalões: +35, +45 e +55 (SM, SF, PM, PF)
Nivel: B
Piso: Rápido

As inscrições até às 20:00h do dia 04 de Junho de 2012 (segunda)
Inscrição: 212 535 933 ou geral@crdbr.com

22/05/12

TENSÕES BAIXAS - 1º contacto

Algum já experimentou baixar a tensão da encordoação para 15kg????

Este tornou-se um assunto de grande discussão em foruns internacionais, principalmente após a "descoberta" dos 11kg usados pelo italiano Filippo Volandri em Hamburgo.

Do que li nos foruns, é que não existe uma opinião conclusiva, existem muitos que gostam, e existem outros tantos que não gostam, e existem ainda mais os que tem receio de experimentar. Para tirar as minhas duvidas decidi experimentar.

Eis o teste:

A raquete: Dunlop Aerogel 300
A corda: MSV Focus Hex 1.27
A tensão: 15 kg a 4 nós
O court: Rápido
O local: Portela (Lisboa)

Este foi o 1º contacto com que fiz com uma tensão tão baixa, quando jogava com esta raquete usava a tensão entre os 24kg e 26kg, hoje em dia jogo com Prince Tour 100 e subi a tensão para 26kg/28kg.

Decidi bater na bola "sem medos", mas na realidade estava à espera que que bola fosse para o "quintal do vizinho", por incrível que pareça, fiquei surpreendido com o controlo oferecido a 15kg, mas surpreendente é a potência e spin gerados com o mesmo tipo de swing.

O encontro durou 2 horas. Os 1ºs serviços foram fora, pela falta da natural adaptação à nova tensão, mas rapidamente fiz o ajuste sem problema algum e os benefícios foram imediatos. O 1º serviço, chapado, entrou com mais potência, vi muitas vezes o meu adversário a responder descontroladamente. O 2º serviço, em kick, entrou com mais efeito, muitas vezes a bola subia acima da cabeça do adversário (+ ou - 1.80m).

Ao fundo do court o controlo foi surpreendente, principalmente pelo facto de não ter alterado a minha pancada em função à tensão baixa, o controlo foi idêntico à tensão de 26kg que usava anteriormente, quer de direita quer de esquerda. A bola entrou com mais spin e com mais potência, senti alguma dificuldade na troca de direcção, mas creio que foi mais erro técnico do que material.

No jogo de rede encontrei dificuldades, a pancada em toque tem mais saida, ou seja, as bolas ficam mais compridas, mas não subi à rede o suficiente para ter uma decisão conclusiva, necessito de mais horas de teste.

Em geral posso afirmar que foi uma experiência muito positiva, irei jogar mais algumas horas com esta tensão para tirar conclusões definitivas. O adversário com quem joguei, tinha uma bola fácil, por isso não tenho registo deste tipo de tensão em bolas mais pesadas e mais rápidas. Falta experimentar nas superfícies de terra e relva.

06/05/12

ESTORIL OPEN - Dia 8

Kaia Kanepi vence a 23ª edição do Estoril Open após derrotar a espanhola Carla Suarez Navarro, que esteve por duas vezes a um ponto de vencer no Jamor o seu primeiro título profissional.
A espanhola cedeu à pressão e aos nervos e acabou por permitir a quase milagrosa recuperação da sua oponente. O encontro terminou com os parciais de 3-6, 7-6(6) e 6-4 e foi muito disputada e com pontos muito longos, que durou na totalidade 2h37 minutos.
Qualquer das jogadoras poderia ter ganho o encontro, que a taça seria sempre bem entregue. Kanepi vence o 3º título (Palermo - 2010, Brisbane - 2012 e Estoril Open - 2012).



No quadro masculino, depois da final feminina, jogaram-se as 1/2 finais masculinas. O ultimo encontro do dia foi entre Del Potro que venceu ao suiço Stanislas Wawrinka por 7-6(2) e 6-4. O encontro terminou às 8h44m, já praticamente de noite.
O francês Richard Gasquet vai repetir a final, mas não teve a mesma facilidade do argentino para vencer ao espanhol Albert Ramos. O encontro foi muito bem disputado, teve a duração de 3h03 minutos e finalizou com os parciais de 2-6, 7-6(1) e 7-5

03/05/12

ESTORIL OPEN - Dia 6

Hoje jogou-se a 2ª ronda do quadro principal, com destaque para João Sousa pela vitória sobre o #44 mundial, Denis Istomin. No 1º set o português entrou menos confiante mas soube-se motivar muito bem para os seguinte. O 2º set começou mal para o portugues, mas mesmo a perder por 0-2 soube-se motivar e virou o resultado e devolveu o parcial perdido. No 3º set, Sousa abriu com quebra de serviço ao adversário, depois cedeu o seu serviço e voltou a fazer o break. O vimaranense agarrou-se com unhas e dentes à vantagem, correu o court todo e a chuva interrompeu o encontro. Esta pausa ditou a vitória de João Sousa. Denis Istomin alegou problemas nas costas... e desistiu. 3-6, 6-3 e 4-2 para João Sousa que está nos 1/4 de final e irá defrontar o espanhol Albert Ramos, #42 mundial, que eliminou o carrasco de Frederico Gil em dois sets, pelos parciais 7-5 e 6-0.

O outro português a entrar em court foi Rui Machado frente ao actual detentor do titulo, J.M. Del Porto. Um encontro rápido que durou 62 minutos, disputado em dois sets, com os parciais 6-1 e 6-0. Basicamente o argentino aniquilou todas as estratégias do algarvio. Del Potro terá na próxima ronda Albert Montanes (campeão em 2009 e 2010)

Richard Gasquet vs Paolo Lorenzi 6-1 e 6-1
Stanislas Wawrinka vs Ivan Navarro 7-6(5) e 6-1

No quadro feminino, Karin Knapp está a ser uma das principais surpresas. Ontem a perder no 3º set por 1-5 conseguiu inverter o resultado e vencer à russa, 2ª cabeça de série, Maria Kirilenko. Hoje garantiu um lugar na 1/2 final do quadro principal ao vencer Galina Voskoboeva, #49 mundial, pelo parciais 7-6(4), 2-6 e 6-4.

Roberta Vinci, é a outra italiana a surpreender. Garante que está a jogar ao seu melhor nível, que está mais consistente do que quando era jovem (actualmente com 29 anos). Hoje venceu a russa Nadia Petrova, uma das favoritas ao titulo, em 3 sets, pelos parciais 6-2, 1-6 e 6-4.

02/05/12

ESTORIL OPEN - Dia 4

Trabalha-se arduamente no Estoril Open no 1º de Maio.

A boa noticia foi a vitória de Maria João Koelher sobre a #1 japonesa, tornando-se a 3ª jogadora portuguesa a alcançar a 2ª ronda do EO. Os parciais foram 6-1 e 7-5.

Maria Kirilenko venceu Elena Baltacha detentora do titulo, num 1º set muito disputado. 7-6(8) e 6-1 a favor da russa.

A má noticia foi a derrota de Frederico Gil frente ao alemão Bjorn Phau. O português jogou bem, mas o alemão apresentou um consistência "anormal" e cabeça fria nos pontos decisivos. 6-4 e 6-2 para Bjorn Phau.

O encontro luso entre Machado e Sousa foi bem disputado. Sousa venceu o 1º set graças a 3 duplas faltas do algarvio. A inconsistência do serviço de Machado foi marcante no 1º set. No 2º set Machado quebrou o jogo do adversário sempre que teve a oportunidade, Sousa até jogou bem, mas a desmotivação foi-se instalando já no final do 2º set, pela superioridade de Machado. O 3º set foi uma vitoria fácil para Machado facilitado pelos erros de Sousa. 6-7(3), 6-1 e 6-2

O equilíbrio dos jogadores portugueses ficou registada. No encontro entre João Sousa e Gastão Elias também foi disputado em 3 sets, com o pupilo do brasileiro Jaime Oncins a mostrar superioridade no 1º set. Na edição de 2011 Elias deixou o court sofrendo de cãibras. Este ano o jogo foi dificultado pelo vento forte. Elias desgastou-se no 1º set e não conseguiu recuperar nos sets seguintes, cedendo com uma inglória dupla-falta no jogo final. 5-7, 6-4 e 6-2 para João Sousa

Encontros a não perder:
Roberta VINCI vs Maria Joao KOEHLER,
Jarmila GAJDOSOVA vs Nadia PETROVA,
Paolo LORENZI vs Richard GASQUET,
Stanislas WAWRINKA vs Ivan NAVARRO,


Blogues de Interesse