24/02/12

VETERANOS PORTELA I - AMPortela


VETERANOS PORTELA I
Associação dos Moradores da Portela
Mapa -> http://g.co/maps/j58rp

QP: de 03 a 04 de Março de 2012
Escalões: +35, +45 e +50 - SM, SF, PM, PF
Nivel: C
Piso: Rápido

Inscrição: portelatenis@sapo.pt

17/02/12

TROFEU de INVERNO - CT Belas


Troféu de Inverno
Clube Ténis de Belas

Q: Qualificação: de 23 a 24 de Fevereiro de 2012
Q. Principal: de 24 a 26 de Fevereiro de 2012
Escalões: +35, +45 e +55 - SM, SF, PM, PF
Nivel: B
Piso: Terra

As inscrições até às 20 horas do dia 19 de Fevereiro de 2012 (Domingo)
Inscrição online: ctbelas@fastsports.net

16/02/12

OPEN SÉNIORES 2012 - CT Estoril


OPEN SENIOR CTE
Clube de Ténis do Estoril

Q. Principal: de 19 a 21 de Fevereiro de 2012
Escalões: Sénior M e F
Nivel: C
Piso: Terra

As inscrições até às 20 horas do dia 16 de Fevereiro 2012 (quinta)
Inscrição online: torneios@cte.pt
Valor: 15€

Regulamento

14/02/12

RAQUETE DOS PRO'S

Esta é a raquete (numero 9) do espanhol David Ferrer, encordoada no torneio de Auckland de 2012.


A Prince faz publicidade à Tour 100 EXO3 com David Ferrer em destaque.

Vamos analisar:
A Ringroll é a empresa responsável pela personalização das raquetes do espanhol. As características são:
Grip: 2
Peso: 322 g (original - 310g)
Swingweight ou inércia: 334 kg/cm² (original - 295kg/cm²)
Equilibrio: 324 mm (original - 310mm)

O tamanho deduzo que seja uma longbody devido ao swingweight, entre os 28in e 28.5in, e é perfeitamente compreensível devido à baixa estatura do espanhol em comparação aos adversários. Uma longbody dá potência extra, mas também dá menor jogabilidade.

Esta raquete não é a EXO3 mas sim a O3, reparem na protecções da cabeça, são redondos idênticos à versão O3 e não rectangulares como os da EXO3.

A tendência de reduzir o tamanho dos grips é real. O espanhol mede 1.75cm deveria (no meu entender) usar o grip 3, entretanto usa o tamanho inferior, ou seja, grip 2, com o overgrip da Tourna Grip Original (à venda na FerFilTénis)

09/02/12

2 OU 4 NÓS ????

Tenho muitos clientes que me questionam sobre a diferença em encordoar uma raquete com 2 e 4 nós.

Primeiro vou esclarecer o seguinte:
- Na encordoação a 2 nós utiliza-se o set (12m) completo, ou seja, um único pedaço de corda.
- Na encordoação a 4 nós utiliza-se dois 1/2 sets, ou seja, dois pedaços de corda, um para as verticais e outro para as horizontais.

Na prática, qual a diferença?
A diferença é minima, quer em jogabilidade, quer em sensibilidade (pessoalmente digo que é psicológico - teorias). Em várias medições de tensão que fiz com vários tipos de raquete, a diferença nunca ultrapassou 0.5kg.

Acontece que todas as raquetes são projectadas para serem encordoadas de forma padrão: Primeiros as verticais e depois as horizontais. Todas aceitam uma única peça, outras "exigem" duas peças de cordas, como a Head, por exemplo, onde todas as indicações são dadas para que se encordoe com 4 nós. Nas Prince EXO3 é mais fácil encordoar com 4 nós, mas nada impede que seja feito com 2 nós.

A encordoação é feita correctamente quando nas verticais se encordoa da cabeça para o coração (em direcção à garganta) e quando se utiliza uma unica peça de corda raramente isso acontece, bem pelo contrário, ou seja, as verticais acabam no coração, e começa-se as horizontais do coração para a cabeça (modo menos correcto), mas este senão, pode ser contornado utilizando o padrão Caixa, ou padrão Around the World para encordoar.

A minha teoria é esta:
- 2 nós oferece uma tensão mais homogénea porque não existe interrupção entre as verticais e horizontais.
- 4 nós, no meu entender, só faz sentido quando aplicado com duas tensões diferentes, como por exemplo, 26kg nas verticais e 24kg nas horizontais, caso contrario, ou seja, utilizar a mesma tensão, só mesmo se se utilizar 2 tipos de cordas.

03/02/12

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO GRIP DE CABEDAL (Leather Grip)

A maior parte dos tenistas profissionais jogam com grip de cabedal (leather grip), mas torna-se dificil saber, porque a maioria usa overgrip para melhor aderência.

Até ao final dos anos 80, o grip de cabedal era a única opção, mas com a evolução dos materiais, o leque de oferta aumentou significativamente. Hoje em dia são raras as raquetes comercializadas com este tipo de grip.

Então qual a vantagem?

Só existe vantagem para o jogador que usa overgrip, porque hoje em dia já não se pega na raquete com o grip continental e fora desta pega o cabedal com a transpiração escorrega.

O cabedal, por ser mais rígido que o material utilizado nos grips sintéticos, faz com que os "cantos" do cabo tornem-se mais salientes, o que facilita a troca de pegas durante o ponto. Além disso, por ser mais rígido, o grip transmite mais sensibilidade às pancadas. Ou seja, consegue-se sentir melhor a bola.

Infelizmente tudo tem um lado bom e um lado mau. O grip de cabedal não é diferente e o conforto é o lado negativo (principalmente para quem não usa overgrip) tornado-se mais susceptível a problemas com bolhas e calos.

Se procura mais sensibilidade, o grip de cabedal é sem duvida a melhor escolha, melhor ainda será usar cabedal de bezerro (calfskin). E para ter a mesma sensibilidades dos profissionais pode optar pela solução abaixo:

01/02/12

RIGIDEZ - O que é?

Certamente já repararam que nas características das raquetes aparece um campo que indica RIGIDEZ - e para que serve este campo??

A rigidez representa a flexibilidade da raquete, e indica se a raquete oferece controlo ou potência, mais vibração ou menos vibração. Infelizmente muitos pensam que a raquete tem o efeito trampolim, ou seja, quanto mais flexível for, mais potência terá. ERRADO, é exactamente o contrário. Uma rigidez alta (menos flexível) representa mais potência, e uma rigidez baixa (mais flexível) representa mais controlo.

P: Qual é o martelo mais adequado para pregar um prego? O de borracha, ou o de metal? Qual deles o mais duro? Qual pode ser considerado mais "potente" na sua função?
R: O de metal

As raquetes flexíveis deformam mais aquando a pancada do que as raquetes rígidas, o impacto entre a bola e a raquete é tão rápido que não há tempo para a raquete voltar ao estado inicial durante a pancada. Por isso, uma raquete com menor rigidez (mais flexível) vai roubar mais energia à bola acabando por dar mais controlo à mesma!

As raquetes rígidas, deformam-se menos durante o impacto, por isso conseguem devolver mais energia à bola aquando a pancada dando mais potência à mesma!

+ rigidez - controlo + potência + vibração
- rigidez + controlo - potência - vibração

Geralmente os fabricantes e restantes sites mostram a rigidez - stiffness - da raquete em RA.
- De 62 a 65 é a média, nem muito rígida, nem muito flexível
- Abaixo dos 61 é considerada flexivel.
- Acima dos 66 é considerada rigida.

A grande das raquetes profissionais rondam os 50 RA!

Blogues de Interesse