Algum já experimentou baixar a tensão da encordoação para 15kg????
Este tornou-se um assunto de grande discussão em foruns internacionais, principalmente após a "descoberta" dos 11kg usados pelo italiano Filippo Volandri em Hamburgo.
Do que li nos foruns, é que não existe uma opinião conclusiva, existem muitos que gostam, e existem outros tantos que não gostam, e existem ainda mais os que tem receio de experimentar. Para tirar as minhas duvidas decidi experimentar.
Eis o teste:
A raquete: Dunlop Aerogel 300
A corda: MSV Focus Hex 1.27
A tensão: 15 kg a 4 nós
O court: Rápido
O local: Portela (Lisboa)
Este foi o 1º contacto com que fiz com uma tensão tão baixa, quando jogava com esta raquete usava a tensão entre os 24kg e 26kg, hoje em dia jogo com Prince Tour 100 e subi a tensão para 26kg/28kg.
Decidi bater na bola "sem medos", mas na realidade estava à espera que que bola fosse para o "quintal do vizinho", por incrível que pareça, fiquei surpreendido com o controlo oferecido a 15kg, mas surpreendente é a potência e spin gerados com o mesmo tipo de swing.
O encontro durou 2 horas. Os 1ºs serviços foram fora, pela falta da natural adaptação à nova tensão, mas rapidamente fiz o ajuste sem problema algum e os benefícios foram imediatos. O 1º serviço, chapado, entrou com mais potência, vi muitas vezes o meu adversário a responder descontroladamente. O 2º serviço, em kick, entrou com mais efeito, muitas vezes a bola subia acima da cabeça do adversário (+ ou - 1.80m).
Ao fundo do court o controlo foi surpreendente, principalmente pelo facto de não ter alterado a minha pancada em função à tensão baixa, o controlo foi idêntico à tensão de 26kg que usava anteriormente, quer de direita quer de esquerda. A bola entrou com mais spin e com mais potência, senti alguma dificuldade na troca de direcção, mas creio que foi mais erro técnico do que material.
No jogo de rede encontrei dificuldades, a pancada em toque tem mais saida, ou seja, as bolas ficam mais compridas, mas não subi à rede o suficiente para ter uma decisão conclusiva, necessito de mais horas de teste.
Em geral posso afirmar que foi uma experiência muito positiva, irei jogar mais algumas horas com esta tensão para tirar conclusões definitivas. O adversário com quem joguei, tinha uma bola fácil, por isso não tenho registo deste tipo de tensão em bolas mais pesadas e mais rápidas. Falta experimentar nas superfícies de terra e relva.
"JUAN FUSTER ZARAGOZA" - Spain
-
Tennis Europe U14 cat.3 Sing. Masc. - 2ª Ronda - Qualificação
Guilherme COELHO - Mihai-Alexandru MARIN [8] 7-5 3-6 6-4 Sing. Masc. - 1ª
Ronda - Qual...
Há 6 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário