30/04/11

ESTORIL OPEN 2011 - DIA 8


SABADO, 30 ABRIL, 2011

QUADRO MASCULINO
SEMI-FINAL
[8]J M Del Potro (ARG) vs Pablo Cuevas (URU) 6-2 e 7-6(6)
O primeiro finalista do EO11 é o argentino Del Potro que em 1h e 48m "despachou" o uruguaio Pablo Cuevas. O 1º set foi dominado pelo serviço e direita de Del Potro e o argentino não enfrentou qualquer break-point e nem mesmo a chuva, que interrompeu o encontro no 6º jogo, arrefeceu os ânimos de "Delpo". O 2º set foi um pouco diferente visto que Cuevas finalmente entrou em jogo e conseguiu salvar 8 break-points para forçar a discussão do set a tie-break. Na decisão, Cuevas dispôs de 1 set-point, mas dois erros consecutivos deram ao argentino o seu 1º match-point, que selou a liderança com uma direita cruzada indefensável. Até agora Del Potro está imparável e só perdeu 1 set com Pedro Sousa na 1ª ronda.

[2]Fernando Verdasco (ESP) vs [5]Milos Raonic (CAN) 6-4 desistência
A "vingança" de Verdasco foi feita, depois das declarações do espanhol pela perda em Memphis, os entusiastas do ténis estavam de olho neste encontro. Verdasco voltou a ter problemas em lidar com o poderoso serviço do canadiano. Durante 9 jogos cada jogador defendeu bem os seus jogos de serviço, Raonic chegou mesmo a fazer 6 ases e colocou o serviço mais rápido do torneio português, a 234km/h. No 3º jogo o canadiano pediu assistência médica devido a problemas nas costas, mas a lesão só foi notória no 10º jogo onde o Raonic falhou alguns 1º serviços e direitas. Verdasco obteve um ponto de break que soube aproveitar e com o break fechou o set a 6-4. Raonic decide desistir para não prejudicar mais a lesão e o espanhol fica com a "vingança" a meio mas está na final.

ESTORIL OPEN 2011 - DIA 8


SABADO, 30 ABRIL, 2011

QUADRO FEMININO
FINAL
Anabel Medina Garrigues (ESP) vs Kristina Barrois (GER) 6-1 e 6-2
Uma final pouco assistida mas com bom nível de ténis. O encontro teve uma pequena pausa devido à chuva a meio do 2º set. A vitória foi clara para a espanhola que confessou algumas dores no ombro direito desde o final do 1º set, mesmo assim conseguiu manter o nível e bater uma desmotivada Kristina Barrois.
Com esta vitória a espanhola iguala o recorde de Venus Williams com 9 titulos em terra batida.


QUADRO MASCULINO
1/4 FINAL
[2]Fernando Verdasco (ESP) vs [7]Kevin Anderson (RSA) 6-7(2), 6-2 e 6-3
O encontro iniciou-se ontem e foi interrompido pela chuva e transitou para o dia de hoje devido à falta de luz natural. O encontro iniciou-se com Anderson a 1-0 sobre Verdasco onde teve que lutar pelo set no tie-break. O descanso fez bem ao espanhol que hoje deu "tareia" ao sul-africano. Verdasco a servir por 30-0 no 9º jogo do 3º set e a chuva ameaça novamente e em situações normais até teria sido o suficiente para interromper o jogo, mas a 2 pontos do final o espanhol não esperou pela tempestade e fechou o encontro a seu favor. Milos Raonic é o jogador que se segue.

[5]Milos Raonic (CAN) vs [4]Gilles Simon (FRA) 7-6(4), 4-6 e 6-3
Um encontro muito equilibrado que foi interrompido pela chuva ontem no final do 1º set quando Gilles Simon ganhava por 6-5. O encontro retomou hoje e Raonic conquista o set inicial. O 2º set foi vez do francês mostrar e impor o seu ténis. No 3º set o francês continua com ascendente mas no 2º jogo a a chuva volta a interromper o encontro. De volta do encontro o francês dispôs de 3 break-points para se adiantar para 2-1, mas Raonic resistiu e foi mesmo ele quem quebrou o serviço de Simon, para se adiantar para 3-1. A partir os jogadores optaram por jogar mais em segurança e as longas trocas de bola apareceram. Uma nova troca de breaks deixou o marcador a 4-2 para Raonic. O canadiano serve para fechar o encontro e no 3 match-point consegue finalmente fechar o set e encontro.
Milos Raonic tem agora pela frente o espanhol Fernando Verdasco que perdeu na 1ª ronda de Memphis e disse - "espero encontra-lo em terra, para ele poder ver o que é o verdadeiro ténis" - Verdasco terá que provar o comentário no EO11.

29/04/11

ESTORIL OPEN 2011 - DIA 7


SEXTA, 29 ABRIL, 2011

QUADRO MASCULINO
1/4 FINAL
[8]J M Del Potro (ARG) vs [1]Robin Soderling (SWE) 6-4 e 7-5
O 1º cabeça de série perde (novamente) para "Torre de Tandil". Ambos jogadores entraram fortes mas aos poucos o argentino foi impondo o seu ritmo e faz o break no 5º jogo com uma direita de Soderling na rede. O 1º set foi um um tipico jogo de terra batida com "rallies" longos para testar a consistência do adversário. O 2º set Soderling entrou mais forte e superou-se ao argentino e rapidamente colocou-se a 4-1 no marcador, altura em que o encontro foi interrompido devido à chuva.
3 horas depois com direito a chuva trovões e trovoadas os encontros retomam.
O sueco acusou a pausa forçada e reentrou no set mais lento e mais errático, consegue mesmo 2 winners excelentes no 7º jogo para ficar a um jogo de igualar os sets. A partir daqui Soderling desapareceu de jogo e foi a vez de Del Potro tomar as rédeas do jogo e fechar o encontro a seu favor.


Pablo Cuevas (URU) vs [6]Thomaz Bellucci (BRA) 6-4 e 6-2
Cuevas a dar provas da excelente forma que se encontra. Bellucci não apresentou quaisquer armas para contrariar o uruguaio a não ser no 4º jogo onde Cuevas teve de salvar 2 break-points, tirando esse "perigo" os sets foram curtos e o encontro durou 1h e 19m.
Cuevas irá defrontar Del Potro nas Meias-Final.

Para amanhã ficam por terminar os encontros de:
[7]Kevin Anderson (RSA) vs [2]Fernando Verdasco (ESP) 7-6(0)

[5]Milos Raonic (CAN) vs [4]Gilles Simon (FRA) 5-6

QUADRO FEMININO
SEMI FINAL
Kristina Barrois (GER) vs Johanna Larsson (SWE) 7-6(2) e 6-4
Larsson entrou mais forte no court e cedo liderou o marcador com um break realizado à sua adversária. Barrois entrou tarde em jogo mas recuperou a desvantagem. Com a germanica a servir a 5-4 Larsson reagiu e consegue levar o set a tie-break mas depois jogou de forma desastrada. O 2º set começou de forma semelhante ao primeiro, com a sueca a fazer o break de entrada, mas Barrois demorou menos tempo a descobrir o seu melhor ténis e venceu 5 dos 6 jogos seguintes para se adiantar para 5-2. A servir pela primeira vez para não perder, Larsson salvou dois match points e forçou a alemã a servir para fechar. Barrois sentiu a pressão e com vários erros e entrega o jogo à adversária. Larsson manteve o jogo de serviço e Barrois fechou o encontro no jogo seguinte.

Anabele M Garrigues (ESP) vs Monica Niculescu (ROU) 6-1 e 6-3

ESTORIL OPEN 2011 - DIA 6


QUINTA, 28 ABRIL, 2011

QUADRO MASCULINO
2ª RONDA
Milos Raonic (CAN) vs João Sousa (POR) 6-3 e 6-3
O jovem esperança canadiano não tem encontrado grandes dificuldades em terras lusas. Na 1ª ronda eliminou o russo Igor Andraeev em duplo 6-4 e hoje a contar para a 2ª ronda eliminou o português radicado em Espanha, João Sousa por duplo 6-3 em 1h e 11m. A consistência de jogo foi a mais valia do canadiano que dos 60 pontos ganhos, 31 foram no jogo de serviço e 29 no jogo de resposta, mais do dobro dos pontos de João Sousa. A aliar a facilidade de jogo esteve o serviço que no total fez 6 ases e 68% foram pontos ganhos.

Fernando Verdasco (ESP) vs Frederico Gil (POR) 6-1 e 7-6(5)
O 2º cabeça de série revelou-se bastante forte para o português. Gil entrou em court com alguma ansiedade e só conseguiu inaugurar o marcador ao 6º jogo. Mérito do espanhol que fez um set quase perfeito e não deixou o sintrense entrar em jogo abrindo os ângulos quase impossíveis. Gil entrou ao serviço no 2º set e não podia começar da pior forma sofrendo o break no jogo inaugural. A cinsistência de Verdasco foi invejável e rapidamente chegou aos 5-2. O espanhol serve no 8º jogo para fechar o encontro e Gil finalmente consegue soltar o braço e faz o break ao espanhol. Sem nada a perder o português consegue fechar o seu jogo de serviço, não sem antes salvar um match-point. No 10º jogo, o espanhol faz 2 erros de direita e 2 duplas faltas e o marcador iguala a 5-5. O set foi levado a tie-break e foi Gil a adiantar-se no marcador, com o resultado em 3-4, o sintrense deu os seus primeiros sinais de fraqueza, com uma dupla falta, que a redimiu logo de seguida. Verdasco fechas os seus serviços, um deles com uma às. Gil serve a 5-6, falha o 1º serviço, Verdasco responde muito bem ao 2º serviço e Gil coloca uma direita na rede e fecha o encontro a favor do espanhol.

Fernando Verdasco tem pela frente na próxima ronda o Kevin Anderson. Nota importante para o espanhol pelo desportivismo apresentado, aplaudindo por várias vezes bons pontos de Frederico Gil e não se queixou de alguns ruídos incomodativos entre serviços.


(4)Gilles Simon vs Carlos Berlocq 6-2 e 6-1

(7)Kevin Anderson vs Victor Hanescu 6-4 e 6-2

QUADRO FEMININO
1/4 FINAL
Kristina Barrois vs Alisa Kleybanova 6-4 e 6-2
Johanna Larsson vs Allan Kudryavtseva 6-2 e 7-5
Anabel M Garrigues vs Klara Zakopalova 6-3 e 7-5
Monica Niculescu vs Jarmila Gajdosova 5-7, 6-4 e 6-2

28/04/11

ESTORIL OPEN 2011 - DIA 5


QUARTA, 27 ABRIL, 2011

QUADRO MASCULINO
2ª RONDA
[1]Robin Soderling (SWE) vs Jeremy Chardy (FRA) 6-1, 6-7(4) e 6-1
A estreia do sueco em terras lusas não foi a mais fácil. 3 sets em menos de 2h foi o necessário para vencer o francês. O 1º set ficou resolvido em 28 minutos. No 2º set o calor apertou e o sueco baixou a guarda o suficiente para Chardy o quebrar e marcar 3-0 no marcador. Lentamente consegui recuperar a desvantagem e conseguiu levar o set a tie-break mas 2 erros de direita deixaram a moral do sueco em baixo e Chardy aproveitou para fechar o set a seu favor. No 3º set Soderling elevou o nível do serviço, colocando 72% de primeiras bolas, e vencendo 85% dos pontos discutidos no 1º serviço e em 22 minutos fechou o encontro.

Pablo Cuevas (URU) vs [3/WC] Jo-Wilfried Tsonga (FRA) 6-2 e 7-6(0)
Longe do seu melhor Tsonga não apresentou armas para derrotar o inspirado 61º mundial Pablo Cuevas. Tsonga iniciou-se ao serviço e começou a atacar a esquerda do adversário que se revelou uma arma letal no jogo do francês, com winners colocados o uruguai quebrou o serviço de Tsonga por duas vezes fechando o set a seu favor em menos de nada. O 2º set já houve alguma luta de Tsonga e até conseguiu servir para o set-point a 5-4 mas a acusou a pressão e o set foi decidido em tie-break. Tsonga não fez mais nenhum ponto a partir do 10º jogo. Cuevas está na próxima ronda onde vai encontrar o brasileiro Bellucci.

[6]Thomaz Bellucci (BRA) vs [Q]Edouard Vasselin (FRA) 6-3, 5-7 e 7-5
Com algumas dificuldades o brasileiro conseguiu passar os 1/8 final num encontro que durou quase 3 horas. Bellucci apostou na consistência e segurança e deixou o adversário errar. O plano resultou até aos 5-3 do 2º set onde o francês efectuou uma recuperação excelente fechando o set a seu favor. Obrigado a discutir o encontro em 3 set, Bellucci entrou atrás do marcador e a 4-5 salva 2 match-points e de seguida consegue o break. A servir para fechar o set, Bellucci só consegue ao 4º match-point depois de no 3º set ter chegado a festejar, antes do árbitro de cadeira descer ao court e lhe estragar as comemorações. Nos 1/4 final tem o Pablo Cuevas pela frente.

[8]J Del Potro (ARG) vs Alejandro Falla (COL) 6-2 e 6-1
Depois de uma ronda dificil com o português Pedro Sousa, hoje foi o oposto. Del Potro foi rei e senhor do court e impôs o ritmo pretendido. O colombiano nunca apresentou qualquer ameaça ao jogo do argentino e teve muitas dificuldades em gerir a potência do serviço do adversário. Na próxima ronda Del Potro tem Robin Soderling pela frente.

QUADRO FEMININO
2ª RONDA
[1]Alisa Kleybanova (RUS) vs Mathilde Johansson (FRA) 5-7, 6-3 e 6-2
[2] J Gajdosova (AUS) vs C Dellacqua (AUS) 6-2 e 6-4
[3]Klara Zakopalova (CZE) vs [Q]Anastasiya Yakimova (BLR) 2-6, 6-4 e 6-1
Kristina Barrois (GER) vs [6] Elena Vesnina (RUS) 6-4 e 6-3
Anabel M Garrigues (ESP) vs [8] Greta Arn (HUN) 6-2 e 1-0 (abandono por lesão na coxa esquerda)
Johanna Larsson (SWE) vs Urszula Radwanska (POL) 6-4 e 6-4
Alla Kudryavtseva (RUS) vs Romins Oprandi (ITA) 6-4 e 7-6(3)
Monica Niculescu (ROU) vs [Q]Sloane Stephens (USA) 6-4 e 6-4

27/04/11

ESTORIL OPEN 2011 - DIA 4


TERÇA, 26 ABRIL, 2011

QUADRO MASCULINO
1ª RONDA
(5)Milos Raonic (CAN) vs Igor Andreev (RUS) 6-4 e 6-4
(8)J M Del Potro (ARG) vs Pedro Sousa (POR) 6-2, 3-6 e 6-3
Este foi o 1º encontro do argentino em terras lusas e encontrou um Pedro Sousa super motivado que fez tudo por tudo para devolver todas as bolas do seu adversário. Um dos objectivos do lisboeta era fazer um lob ao argentino e nesse campo foi bem sucedido. Sem grandes esforços Del Potro quebra por duas vezes o jogo de serviço de Pedro Sousa e rapidamente fecha o set a seu favor. O português esteve muito bem nas pancadas de esquerda, principalmente nas pancadas ao longo. No 2º set o lisboeta fez o inesperado ao quebrar o argentino ao 5º jogo e a partir daqui foi muito inteligente ao encurtar os pontos jogando para o espaço vazio, fazendo excelentes amorties e winners de esquerda. O 3º set iniciou-se com Del Potro a carregar no acelerador mas para sua infelicidade acabou por oferecer o seu jogo de serviço ao português devido a duplas faltas. Sousa comprometido em fechar o 2º jogo do 3º set e com uma vantagem de 40-0 perdeu o ascendente da partida e com a reviravolta do marcador perdeu também a consistência. Foi o argentino que impôs o ritmo a partir daqui e mostrou, embora esteja longe do seu apogeu, as razões por ter chegado a top 10 mundial.

Alejandro Falla (COL) vs Pablo Andujar (ESP) 4-6, 6-1 e 4-4 (abandono por lesão lombar)
Pablo Cuevas (URU) vs Pere Riba (ESP) 6-2 e 6-4
Edouard Vasselin (FRA) vs Marcos Daniel (BRA) 6-3 e 6-1
Carlos Berloqc (ARG) vs Daniel Gimeno Traver (ESP) 6-4 e 6-3
Frederico Gil (POR) vs Flavio Cipolla (ITA) 6-3 e 6-2
Um dos encontros esperados do dia começou de forma anormal. Com o português a sofrer o break no jogo inaugural, depois foi a vez do italiano sofrer o break e assim sucessivamente até ao 6º jogo onde finalmente o sintrense fecha o seu jogo de serviço e não perdeu mais nenhum ponto a partir daqui. O 2º set foi muito diferente onde Gil impôs o ritmo de jogo desde o 1º ponto e ao fim de 1h e 27m fechou o encontro a seu favor. Na próxima ronda tem pela frente Fernando Verdasco.

Thomaz Bellucci (BRA) vs Frederik Nielsen (DIN) 7-5 e 6-1
A estrear-se na terra do Jamor está o actual n.º 1 do Brasil que se apurou para a 2ª ronda e poderá vingar a derrota do seu compatriota Marcos Daniel frente ao francês Edouard Vasselin. Bellucci atravessa uma fase menos boa do seu jogo. Nos ultimos 3 torneios o brasileiro não conseguiu passar a 1º ronda e há 1 mês e meio que não vence uma partida de singulares. O último triunfo do paulista foi na 2ª ronda de Indian Wells e espera desta forma assustar os fantasmas da má sorte.



QUADRO FEMININO
1ª RONDA
(2)Jarmila Gajdosova (AUS) vs Renata Voracova (RCH) 6-4 e 6-0
(3)Klara Zakopalova (RPC) vs Beatriz G Vidagany (ESP) 6-4 e 7-6(3)
Urszula Radwanska (POL) vs (4)Anastasija Sevastova (LET) 5-7, 7-6(5) e 6-1
(8)Greta Arn (HUN) vs (WC)Maria João Koehler (POR) 6-2, 3-6 e 6-3
Maria João ficou desiludida quando soube o nome da sua adversária no dia do sorteio do quadro principal. A portuense lutou muito bem frente à vencedora do EO em 2007. A tenista de leste necessitou de praticamente 2 horas para eliminar a portuguesa. Maria João ainda resgatou o 2º set, mas não conseguiu manter o ascendente no set seguinte. A actual 48ª mundial venceu 91 dos pontos disputados ao passo que Koehler saiu vencedora por 81 ocasiões.

Kristina Barrois (ALE) vs Sofia Arvidsson (SUE) 6-3 e 6-1
Anabel M Garrigues (ESP) vs Simona Halep (ROM) 7-6(5) e 7-6(5)
(Q)Sloane Stephens (USA) vs Melanie Oudin (USA) 6-2 e 6-1
(Q)Anastasiya Yakimova (BIE) vs (Q)Tamira Paszek (AUS) 5-7, 4-0 (abandono por lesão na anca esquerda)

26/04/11

ESTORIL OPEN 2011 - DIA 3


SEGUNDA, 25 ABRIL, 2011

QUALIFICAÇÃO - RONDA FINAL
QUADRO MASCULINO
Pedro Sousa (POR) vs Albert Ramos (ESP) 4-6, 7-5 e 7-5
O lisboeta foi o unico português a superar as qualificações após um encontro improprio para cardíacos. Sousa esteve a um jogo de ser eliminado pelo 1º CS, mas quando já ninguém esperava, o lisboeta conseguiu revirar o jogo a seu favor, quando perdia no serviço do espanhol por 2-5. Pedro Sousa tem agora pela frente o argentino Juan Martin Del Potro.

Edouard Vasselin (FRA) vs Marc Gicquel (FRA) 6-3 e 6-4
Frederik Nielsen (DEN) vs Daniel De La Nava (ESP) 4-,6 6-4 e 6-2
Flavio Cipolla (ITA) vs Pablo Busta (ESP) 6-0 e 6-3

QUADRO FEMININO
Tamira Paszek (AUT) vs Heather Watson (GBR) 6-0 e 6-3
Beatriz Vidagany (ESP) vs Sesil Karatantcheva (KAZ) 4-6, 6-4 e 6-3
Sloane Stephens (USA) vs Valeria Savinykh (RUS) 6-1 e 6-2
Anastasiya Yakimova (BLR) vs Eleni Daniilidou (GRE) 6-3 e 6-1

QUADRO PRINCIPAL - 1ª RONDA
MASCULINO
João Sousa (POR) vs Gastão Elias (POR) 7-6(6), 3-6 e 5-2 (abandono)
O encontro 100% luso acabou mal para Gastão Elias que abandonou o court ao final do 3º set aos ombros do seu adversário. No set inaugural Elias teve set-point mas cedeu pela primeira vez o seu serviço para o adversário. O tie-break foi equilibrado e foi Sousa o unico a dispor de break que o converteu e fechou o set a seu favor. No 2º set começou equilibrado mas o vento entrou em jogo no qual Elias se adaptou melhor e tomou vantagem para fechar o set a seu favor. No 3º set Elias entra super confiante e quebra o serviço inaugural de Sousa mas não foi o suficiente para desmotivar o vimaranense que devolveu o break e rapidamente tomou a liderança do marcador por 4-1. Ao 6º jogo do 3º set apareceram as cãibras a Elias que fechou com muita dificuldade o seu jogo de serviço e ao 8º jogo ficou-se no chão impossibilitado por essa lesão. João Sousa está na 2ª ronda do quadro principal pela 2ª vez e tem pela frente o vencedor entre Milos Raonic e Igor Andreev

(7)Kevin Anderson (AFS) vs Thiemo de Bakker (HOL) 5-7, 6-3 e 6-2
Jeremy Chardy (FRA) vs Adrian Mannarino (FRA) 6-4 e 6-3
Victor Hanescu (ROM) vs Rui Machado (POR) 6-3 e 6-3
Este foi um dos encontros mais esperados do dia. O n.º 2 nacional foi derrotado pelo 63º mundial em 1h21m. Foi o algarvio que começou melhor e no jogo inaugural dispôs de um ponto de break mas não o concretizou e não voltaria a ter mais algum. Hanescu quebrou o serviço do português ao 4º jogo do 1º set e manteve o jogos de serviços seguintes para garantir o fecho do set a seu favor. No 2º set Machado entrou ainda mais confiante, mas o romeno esteve muito assertivo e foi um set equilibrado até ao 6º jogo.

FEMININO
(6)Elena Vesnina (RUS) vs Bárbara Luz (POR) 6-1 e 6-1
Esta foi a 1ª aparição da jovem de Coimbra que lutou frente à 48ª mundial. A russa impôs o seu ritmo de jogo o qual foi elevado para a portuguesa e ao fim de 42 minutos estava "despachada".

Alla Kudryavtseva (RUS) vs Anastasia Rodionova (AUS) 1-6, 7-6(5) e 6-4
Casey Dellacqua (AUS) vs Shuai Zhang (CHI) 6-2 e 6-1
Mathilde Johansson (FRA) vs Ksenia Pervak (RUS) 6-4 e 6-3
Romina Oprandi (ITA) vs (7)Jie Zheng (CHI) 6-4 e 6-2
Monica Niculescu (ROM) vs (5)Bethanie Mattek-Sands (USA) 6-4, 5-7 e 6-3
(1)Alisa Kleybanova (RUS) vs Olga Govortsova (BIE) 6-2 e 6-2
Johanna Larsson (SUE) vs Magali De Lattre (POR) 6-3 e 6-1
Magali de Lattre foi a 1ª portuguesa a pisar os courts do Estoril Open nesta 2ª-feira. A jovem natural de Lausanne 386º mundial defrontou a 80º mundial e deu bastante luta no 1º set que fez da direita a sua arma principal. A sueca decidiu imprimir mais spin às suas pancadas para aumentar a segurança do seu jogo e a partir desse momento começou aos pouco a impor o seu jogo, dominando por completo o 2º set.

25/04/11

ESTORIL OPEN 2011 - QUALIFICAÇÃO - DIA 2

DOMINGO, 24 ABRIL, 2011

Finalmente o sol dá as boas-vindas ao Estoril Open. Com algum dos encontros de ontem adiados para o dia de hoje, o 2º DIA do quadro de qualificação promete ser longo.

Ontem Pedro Sousa foi o único português a ultrapassar a 1ª ronda da qualificação e hoje conseguiu novamente passar à fase seguinte derrotando o russo Andrey Kumantsov em 3 sets. O 2º set ficou marcado pela falta de concentração do lisboeta que felizmente está a fazer progressos nesse campo. O 3º set ficou marcado pelas "birras" do russo que levou um warning muito tarde.

Francisco Dias jogou na parte da manhã contra Diogo Rocha para fechar a 1ª ronda da qualificação, onde venceu em 2 sets. No final da tarde jogou contra o Dinamarquês Frederik Nielsen, 216 mundial, no court central, o jovem de 18 anos entrou confiante e rapidamente colocou-se na frente do marcador por 4-2, mas pressão e o desgaste do encontro da manhã, ditaram a derrota em 2 sets.

Outro dos encontros adiados foi o de Patrícia Martins vs Shengnan Sun, onde a jovem de 16 anos lutou contra a 218 mundial e deu alguma luta no 1º set devido à sua rapidez e consistência, mas a potência e experiência da chinesa fizeram-se notar ao longo do encontro que durou pouco mais de 1h.

QUADRO MASCULINO
1ª RONDA
Adrian Menendez-Maceiras (ESP) vs Guillermo Olaso (ESP) 6-1 e 6-2
Pablo Carreno-Busta (ESP) vs Daniel Glancy (IRL) 6-0 e 6-0
Francisco Dias (POR) vs [WC]Diogo Rocha (POR) 6-1 e 6-4
Flavio Cipolla (ITA) vs Tiago Fernandes (BRA) 6-1 e 6-0
Frederik Nielsen (DEN) vs Carlos Salamanca (COL) 6-4 e 6-4
David Marrero (ESP) vs [WC]João Domingues (POR) 6-0 e 6-2

2ª RONDA
Albert Ramos (ESP) vs Pablo Martin-Adalia (ESP) 7-6(4) e 6-3
Pedro Sousa (POR) vs Andrey Kumantsov (RUS) 6-3, 2-6 e 6-3
Daniel Munoz-De La Nava (ESP) vs Michael Yani (USA) 6-0 e 6-3
Marc Gicquel (FRA) vs Sergio Gutierrez-Ferrol (ESP) 61 34 ret.
Edouard Roger-Vasselin (FRA) vs Peter Polansky (CAN) 6-4 e 6-4
Frederik Nielsen (DEN) vs Francisco Dias (POR) 6-4 e 6-1
Pablo Carreno-Busta (ESP) vs Adrian Menendez-Maceiras (ESP) 7-6(6) e 6-1
Flavio Cipolla (ITA) vs David Marrero (ESP) 6-7(4), 6-3 e 6-2

QUADRO FEMININO
1ª RONDA
Shengnan Sun (CHN) vs [WC]Patrícia Martins (POR) 6-3 e 6-2
Eleni Danilidou (GRE) vs Alexandra Panova (RUS) 7-5, 6-7(2) e 7-5
Lindsay Lee Waters (USA) vs Julia Glushko (ISR) 6-4, 2-6 e 7-5
Sesil Karatantcheva (KAZ) vs Elena Bogdan (ROU) 6-3 e 7-6(1)
Anastasiya Yakimova (BLR) vs Alexandra Cadantu (ROU) 7-6(8), 4-6 e 6-2
Arantxa Rus (NED) vs Anne Kremer (LUX) 6-0 e 6-1

2ª RONDA
Tamira Paszek (AUT) vs Laura Siegemund (GER) 7-5 e 6-4
B Garcia Vidagany (ESP) d M Gojnea (ROU) 16 76(2) 63
Heather Watson (GBR) vs Katarzyna Piter (POL) 6-4 e 6-4
Valeria Savinykh (RUS) vs Arina Rodionova (RUS) 6-3 e 6-4
Sloane Stephens (USA) vs Madison Brengle (USA) 6-2 e 6-3
Eleni Daniilidou (GRE) vs Shengnan Sun (CHN) 6-4 e 6-2
Sesil Karatantcheva (KAZ) vs Arantxa Rus (NED) 5-7, 6-4 e 6-2
Anastasiya Yakimova (BLR) vs Lindsay Lee-Waters (USA) 6-1 e 6-1

23/04/11

ESTORIL OPEN 2011 - QUALIFICAÇÃO - Ordem de Encontros



CENTRALITO
Shengnan SUN (CHN) vs Patricia MARTINS (POR)
Pedro SOUSA (POR) vs Andrey KUMANTSOV (RUS)

COURT 1
Diogo ROCHA (POR) vs Francisco DIAS (POR)

COURT 18
João DOMINGUES (POR) vs David MARRERO (ESP)

ESTORIL OPEN 2011 - QUALIFICAÇÃO - DIA 1

SÁBADO, 23 ABRIL, 2011

Com um arranque muito lento, o 1º dia do Estoril Open ficou marcado pela chuva que cancelou todos os jogos da parte da manhã.

Os primeiros encontros foram realizados às 13h, com a forte presença dos portugueses na ronda de qualificação. Infelizmente só Pedro Sousa é que passou para a ronda seguinte tendo desta forma eliminado outro português, Gonçalo Pereira, em 2 sets fáceis.

Ana Claro, Margarida Moura e Rita Vilaça, as três tenistas portuguesas a entrarem hoje em acção no qualifying feminino, não conseguiram contrariar a superioridade das suas adversárias e foram eliminadas em dois sets.

Ana Claro (1080 mundial) não foi adversária para a alemã Laura Siegemund (196 mundial) mas no 1º set deu luta e conseguiu mesmo liderar o encontro por 3-1, mas perdeu os 11 jogos seguidos (com chuva pelo meio) para acabar por ceder por 6-3 6-0, em 59 minutos.

Pelo caminho ficaram também Gonçalo Falcão actual 1759 mundial que ofereceu uma excelente réplica ao 1ª CS do qualifying mas acabou eliminado em duplo 6-4. Frederico Silva é uma das grandes esperanças do ténis nacional, acusou a inexperiência foi eliminado pelo 3ºCS Daniel de la Nava por 6-1 6-0.

Leonardo Tavares foi forçado a desistir do seu encontro frente ao norte-americano quando o placard marcava 4-4 no 1º set. O tenista de Espinho não vive a melhor das fases e após ter estado várias semanas parado devido a uma fractura do dedo polegar, retirou-se com uma lesão nas costas.

1ª RONDA - QUALIFICAÇÃO
CENTRAL
Andrey KUMANTSOV (RUS) vs Simone VAGNOZZI (ITA) 4-6, 6-3 e 7-5
Tamira PASZEK (AUT) vs Ekaterina IVANOVA (RUS) 6-4 e 6-3
Beatriz GARCIA VIDAGANY (ESP) vs Michaella KRAJICEK (NED) 6-3 e 6-1

CENTRALITO
Laura SIEGEMUND (GER) vs Ana CLARO (POR) 6-3 e 6-0
Albert RAMOS (ESP) vs Gonçalo FALCÃO (POR) 6-4 e 6-4
Madalina GOJNEA (ROU) vs Margarida MOURA (POR) 6-1 e 6-0
Michael YANI (USA) vs Leonardo TAVARES (POR) 4-4(lesão nas costas)

COURT 1
Pedro SOUSA (POR) vs Gonçalo PEREIRA (POR) 6-0 e 6-4
Marc GICQUEL (FRA) vs Tsung-Hua YANG (TPE) 64 36 75
Daniel MUNOZ-DE LA NAVA (ESP) vs Frederico SILVA (POR) 6-1 e 6-0

COURT 2
Katarzyna PITER (POL) vs Stefanie VOEGELE (SUI) 6-4, 2-6 e 6-1
Valeria SAVINYKH (RUS) vs Rita VILAÇA (POR) 6-0 e 6-1

COURT 3
Pablo MARTIN-ADALIA (ESP) vs Filippo LEONARDI (ITA) 6-2 e 6-2
Sergio GUTIERREZ-FERROL (ESP) vs Barry KING (IRL) 6-1 e 6-4
Peter POLANSKY (CAN) vs Antal VAN DER DUIM (NED) 6-2 e 6-3

COURT 4
Heather WATSON (GBR) vs Karolina SPREM (CRO) 1-6 6-3 3-0 (lesão punho esquerdo)
Arina RODIONOVA (RUS) vs Petra MARTIC (CRO) 6-1 e 6-1
Sloane STEPHENS (USA) vs Ana Clara DUARTE (BRA) 6-3 e 6-2

ESTORIL OPEN 2011

Ás 15h foi tempo de sorteio dos jogadores para o quadro principal e eis os resultados:

QUADRO MASCULINO
(1)Robin Soderlin vs BYE
Jeremy Chardy vs Adrian Mannarino
Alejandro Falla vs Pablo Andujar
(8)Del Potro vs QUALIFIER
(3)(WC)Tsonga vs BYE
Pere Riba vs Pablo Cuevas
Marcos Daniel vs QUALIFIER
(6)Thomaz Bellucci vs QUALIFIER
(5)Milos Raonic vs Igor Andraeev
(WC)João Sousa vs (WC)Gastão Elias
Daniel Traver vs Carlos Berlocq
(4)Gilles Simon vs BYE
(7)Kevin Anderson vs Thiemo De Bakker
Rui Machado vs Victor Hanescu
Frederico Gil vs QUALIFIER
Fernando Verdasco vs BYE

QUADRO FEMININO
(1)Alisa Kleybanova vs Olga Govortsova
Ksenia Pervak vs Mathilde Johansson
Sofia Arvidsson vs Kristina Barrois
(WC)Barbara Luz vs (6)Elena Vesnina
Magali De Lattre vs Johanna Larsson
(8)Greta Arn vs (WC)Maria João Koehler
Simona Halep vs Anabel Garrigues
QUALIFIER vs QUALIFIER
QUALIFIER vs (3)Klara Zakopalova
(5)Bethanie Mattek-Sands vs Monica Niculescu
QUALIFIER vs Melanie Oudin
Shuai Zhang vs Casey Dellacqua
Renata Veracova vs Jarmila Gajdosova

19/04/11

TSONGA NO ESTORIL OPEN 2011


Mais um grande nome a juntar ao rol de atletas que participam no EO11

O francês Jo-Wilfred Tsonga é o primeiro a receber um Wild-Card, o atletas de 26 anos é o actual 18º mundial e já foi 6º mundial.

Tsonga é um dos jogadores mais populares do circuito mas a temporada de 2011 não está a correr da melhor forma para o francês onde perdeu na 3ª ronda do Open da Austrália, na 2ª ronda em Indian Wells e na 3ª ronda em Miami, sendo o melhor resultado de 2011, até à data, a final do ATP 500 de Roterdão, onde perdeu para Soderling.

Sendo o Estoril Open considerado um amuleto da sorte dentro do circuito profissional Tsonga não deixou perder a oportunidade dada por João Lagos.

«Queria muito experimentar jogar o Estoril Open pois já tinha ouvido dizer grandes coisas do evento. Tinha de ver com os meus próprios olhos. Já em anos anteriores havia tentado conciliar o meu calendário com a prova, mas diversas razões tornaram sempre impossível que isso acontecesse», explicou Tsonga.

15/04/11

MONTE-CARLO - MASTER 1000 - 2011

Andy Murray vs Frederico Gil 6-2 e 6-1

Dura derrota para o português. Gil ficou-se pelos 1/4 de final e é de salientar a exelente prestação no Master 1000 de Monte-Carlo. O sintrense começou o torneio no quadro de qualificação e subiu até onde nenhum português chegou.

Murray foi mais eficaz que o português e soube impor um ritmo elevadissimo ao jogo. Gil foi mais consistente nos serviços onde não fez nenhuma dupla falta e conseguiu 3 ases, mas o escocês soube desmotivar o sintrense dando pouca margem de erro.

No 1* set o português foi quebrado ao 3 jogo e já não conseguiu reverter a liderança do escocês. A destacar os 86% dos pontos ganhos no primeiro serviço de Murray, 26 winners e 6 ases contra os 8 pontos ganhos pelo português e 20 erros não forçados.

O 2* set ficou marcado pelo cansaço do sintrense que mentalmente e fisicamente acusou uma semana muito dura.

De louvar a prestação de Gil que deixou para trás Sergiy Stakhovsky - 39 mundial, Florian Mayer - 35 mundial e Gael Monfils - 10 mundial, fechando sempre os encontros em 2 sets.

Na próxima 2-feira Gil deverá ascender à melhor posição de sempre, entre os 60 e 62 mundiais, a sua melhor marca foi 68 em 2009.

14/04/11

MONTE-CARLO - MASTER 1000 - 2011

Frederico Gil vs Gael Monfils 7-6(6) e 6-2

Mais uma vez Frederico Gil quebrou as barreiras históricas do ténis nacional. Desta feita com a vitória sobre o 10º mundial, Gael Monfils, o sintrense consegue chegar aos 1/4 Final dum Master 1000 onde até hoje nenhum português conseguiu chegar.

Com esta vitória Gil acumula 205 pontos garantindo-lhe a melhor posição de sempre no ranking mundial.

O 1º set foi disputado em 1h26 tendo terminado com a vitoria do português no tie-break por 8-6. Gil levou o "trabalho de casa" bem estudado e com muita paciência conseguiu tirar o francês da sua zona de conforto e aos poucos quebrar a confiança de Monfils.

O 2º set começou o francês a servir e foi logo quebrado pelo português que rapidamente se colocou a 4-0 no marcador. Monfils emocionalmente esgotado ofereceu muitos pontos ao adversário. Ao 5º jogo Monfils consegue fechar o seu jogo de serviço. Gil sempre muito calmo fez o que competia, fechar o set, embora o francês tenha dificultado um pouco a tarefa. Ao 7º jogo Monfils fecha novamente o seu jogo de serviço sem grandes dificuldades. E no 8º e ultimo jogo Gil começa a falhar os 1º serviços, mas soube abrir muito bem os ângulos no 2º serviço dificultando a resposta ao francês, e fecha o match point com um drive curto à rede.

Na ronda seguinte tem o escocês Andy Murray, 4º mundial.

13/04/11

MONTE-CARLO - MASTER 1000 - 2011

Frederico Gil vs Florian Mayer 7-5 e 6-1

Gil alcançou hoje a 3ª ronda do Master 1000 de Monte-Carlo. O português soma quatro vitórias consecutiva em solo monegasco ao vencer o alemão 39º mundial em 1h e 23m.

O 1º set foi arrancado a ferros. Com as condições meteorológicas a ajudarem o adversário, Gil deixou-se quebrar no 1º jogo de serviço e vê o seu adversário a adiantar-se no marcador por 2-0. Com dificuldades no 1º serviço devido à excelente resposta de Mayer, o sintrense teve que manter a consistência e a alta intensidade de jogo. A principal preocupação foi atacar a direita de Mayer devido a ser uns dos seus pontos mais fracos.

No 2º set Mayer entrou desmotivado e Gil rapidamente ganhou a liderança de 4-0 e a vitória não passou de mera formalidade.

Próxima ronda são os 1/8-Final e é a vez do francês Gael Monfils, 10º mundial e 8º cabeça de série.

11/04/11

MONTE-CARLO - MASTER 1000 - 2011

Frederico Gil vs Sergiy Stakhovsky 6-1 e 6-3

O sintrense, #1 nacional (82º mundial) garantiu ao início da tarde a passagem da 1º ronda do quadro principal do torneio Monte-Carlo. Gil está na 2º ronda após vencer o ucraniano (38º mundial) em pouco mais de 1h.

Gil entrou confiante e quebrou o serviço ao adversário logo na 1ª oportunidade garantindo a liderança no marcador por 2-0 no 1º set. Stakhovsky sentiu a pressão do português e não conseguiu fazer nada para contrariar o marcador.

No 2º set foi a vez de Gil ser quebrado e rapidamente viu-se em desvantagem de 0-2 mas soube manter a calma conseguindo devolver o break e quebrar o adversário para não largar mais a liderança do marcador.

Gil terá na próxima ronda o alemão Florian Mayer (33º mundial). Os dois atletas já se encontrar por 2 vezes com uma vitória para cada um.

Esta é a 2ª vez que o português esta na 2ª ronda dum torneio 1000. A ultima em Miami em 2009 que perdeu para Rafael Nadal.

06/04/11

1ª ETAPA - UMA RAQUETE POR UM SORRISO 2011


1ª ETAPA - UMA RAQUETE POR UM SORRISO 2011
Clube de Ténis Paços do Lumiar

Q. Principal: 09 Abril 2011
Nível: Social
Piso: Terra

As inscrições poderão ser feitas no Blog Raquete Por Um Sorriso ou no site MyBreakPoint.net através dos respectivos e-mails

05/04/11

WILSON TOUR LIMITED BLX - Review

Comprimento: 700mm / 27.5 in
Equilibrio: 325mm
Cabeça: 95
Peso: 297g (sem corda)
Padrão de Cordas: 16x20
NTRP: 4.0-7.0

DESCRIÇÃO: Jogadores de ataque com swing rápido vão encontrar nesta raquete uma parceira ideal. A BLX Tour Limited tem um perfil que permite controlar a potência gerada. A sua versatilidade torna esta raquete de fácil adaptação e facilita o jogo em qualquer parte do court.

GOSTEI: Do design, o branco veio suavizar o contraste das cores fortes do azul e dourado, esta é certamente uma raquete que irá destacar-se entre todas as outras.
Da jogabilidade, a BLX Tour Limited é uma raquete para jogadores realizados tecnicamente, embora o nivel de rigidez não seja um dos mais baixos (73RA) a transição do jogo de fundo para a rede é bastante subtil.
Os jogadores mais baixos poderão retirar um pouco mais desta raquete devido ao 1,5cm a mais no comprimento.

NÃO GOSTEI: Nada a apontar, é uma raquete completa que irá abranger grande parte dos jogadores, a ter atenção ao tamanho de cabeça (95) que irá obrigar a swings longos e precisos para tirar proveito das pancadas.

AVALIAÇÃO: 7 (0-10)

Blogues de Interesse