29/11/08

Cotovelo de Tenista

O Que É?
Epicondilite ou epicondilite lateral é uma inflamação dos tendões do cotovelo, que atinge principalmente os músculos extensores do punho e dos dedos.

A epicondilite é causada por actividades que exigem uso excessivo ou incomum dos músculos extensores do punho ou dos pronadores do antebraço, como ocorre em alguns desportos, especialmente o ténis, ou por tensões repetitivas na articulação do cotovelo.

A epicondilite começa como uma ligeira impressão dolorosa, geralmente localizada na face externa do cotovelo e que se estende pelo terço proximal da face externa do antebraço. Se o esforço repetitivo for continuado, principalmente na região do antebraço em sobrecarga, a área atingida torna-se dolorosa ao toque e a dor pode irradiar para baixo até ao punho. Levantar quaisquer objectos, especialmente com o antebraço estendido, torna-se muito doloroso e quase impossível, mesmo que tenham pouco peso. Gestos de rotação do membro, como o de abrir a maçaneta de uma porta, tornam-se impossíveis.

Como se Trata?
O tratamento passa pelo fortalecimento dos músculos e prevenção.

Alguns exercícios:
Para o cotovelo do tenista devido à pancada de esquerda
1. Sentar-se numa cadeira junto a uma mesa. Colocar o antebraço lesado sobre a mesa, com o cotovelo fixo, o pulso e a mão (com a palma para baixo) pendurados do bordo da mesa. Agarrar num peso de 500g com a mão. Subir e descer a mão lentamente, dobrando e endireitando o pulso. Repetir 10 vezes. Descansar 1 minuto, depois fazer 2 séries adicionais de 10 movimentos. Se o exercício causar dor, interromper imediatamente e fazê-lo de novo no dia seguinte. Fazer este exercício em dias alternados. Aumentar o peso à medida que o exercício se torna mais fácil.
2. Com a palma da mão para cima, agarrar num pedaço de madeira do diâmetro de um cabo de escova com um peso de 500 g atado ao mesmo com uma corda. Levantar o peso. Repetir 10 vezes. Interromper caso sinta dor. Fazer este exercício em dias alternados. Aumentar gradualmente o peso, mas não o número de repetições.

Para o Cotovelo do Tenista Devido à Pancada de Direita
1. Sentar-se numa cadeira junto a uma mesa. Colocar o antebraço lesado sobre a mesa, com a palma da mão para cima, o pulso e a mão pendurados do bordo da mesa. Agarrar um peso de 500 g com a mão. Subir e descer a mão lentamente, dobrando e endireitando o pulso. Repetir 10 vezes. Descansar 1 minuto, depois fazer 2 séries adicionais de 10 movimentos. Se o exercício causar dor, interromper imediatamente e fazê-lo de novo no dia seguinte. Aumentar o peso à medida que o exercício se torna mais fácil.
2. Com a palma da mão para cima, agarrar um pedaço de madeira do diâmetro de um cabo de escova com um peso de 500 g atado ao mesmo com uma corda. Levantar o peso. Repetir 20 vezes. Interromper se o exercício causar dor. Aumentar gradualmente o peso, mas não o número de repetições.
3. Várias vezes por dia, apertar suavemente uma bola de esponja, depois relaxar a mão.

Fortalecimento dos Ombros Deitar-se de barriga para baixo. Usar um banco especial ou pedir a um observador que ajude a levantar o peso quando terminar o exercício. Agarrar a barra com os polegares colocados virados um para o outro. Levantar e descer lentamente o peso desde o peito. Fazer 3 séries de 10 repetições, interrompendo imediatamente se sentir dor. À medida que os ombros se robustecem, aumentar também o peso.
Atenção: este exercício deve ser iniciado com um peso muito leve porque se forçam os músculos lesados.

Novo Stencil - SMILE

Devido a muitos pedidos aqui vai o download do stencil Smile

SMILE

download


Já sabem... basta cortar o que está a cinza, o que está a branco é para ficar!!

Boas pinturas

07/11/08

13ª Gala do Desporto CDP

Promovida pela Confederação do Desporto de Portugal, esta Gala Anual é a grande festa do Desporto Nacional e de todas as Federações Desportivas. Neste evento são entregues diversos Prémios aos Agentes Desportivos que mais se distinguiram desportivamente ao longo do ano.

Os Prémios entregues pela a Confederação, procuram institucionalizar o reconhecimento pelo desempenho daqueles que no decorrer do ano, mais se destacaram em cada modalidade desportiva.

Em cada edição a CDP define o tema e as categorias de prémios a atribuir, convidando as Federações Desportivas a participar activamente, indicando os seus premiados. Para 2008 a Gala do Desporto o tema escolhido foi: "O Amor à Camisola".

Objectivos:
- Promover todas as modalidades desportivas;
- Homenagear os Atletas Campeões do Mundo e da Europa, reconhecendo-os publicamente o louvor pelos seus feitos desportivos;
- Destacar os agentes desportivos com desempenho de excepcional valor;
- Promover o convívio e a sã camaradagem entre todos aqueles que directa ou indirectamente participam no fenómeno desportivo;
- Promover e reforçar os valores do Espírito Desportivo.

A votação encerra no dia da 13ª Gala do Desporto, que se realiza a 20 de Novembro. Todos os interessados podem votar através do seguinte link – http://galacdp.sapo.pt


01/11/08

Como Escolher Uma Raquete de Ténis

Muitos clientes tem-me perguntado:
- Tenho a raquete tal, quero comprar a tal, qual é a melhor para mim?

Gostava muito de poder responder correctamente a todos, mas torna-se difícil quando existem novidades todos os meses. O que posso fazer é ajudar a identificar a "próxima" raquete.

Primeiro temos que conhecer a raquete e as suas características, se já é jogador, torna-se mais fácil escolher a sua próxima raquete porque já tem referências da sua actual, basta saber onde quer melhorar, em potência ou em controlo.






1. O Tamanho da Cabeça.
O tamanho da cabeça é a zona total de impacto com a bola.

MidSize ou MS - de 550 cm² (85 in²) a 610 cm² (95 in²)
MidPlus ou MP - de 610 cm² (95 in²) a 680 cm² (105 in²)
Oversize ou OS - acima dos 680 cm² (105 in²)

Uma cabeça grande aumenta a potência da bola. Com o sweetspot (área de contacto ideal) maior, maior é o conforto no impacto, em contrapartida, essa maior área diminui a velocidade de manipulação da raquete, ficando mais difícil manuseá-la e acelerá-la se os seus movimentos ao fundo do court forem completos, com boa técnica.
Este tipo de cabeça é óptima e aconselhada para quem está a começar a jogar, pois terá mais facilidade em acelerar a bola sem esforço. Conforme o seu nível de jogo for melhorando, e for tendo maior controlo, pode reduzir o tamanho da cabeça para uma menor, embora haja jogadores mais experientes que prefiram este tipo de raquete pela potência gerada com menor esforço.

Uma cabeça pequena aumenta o controlo sobre a bola e também a velocidade dos movimentos. Mas este tipo de cabeça exige mais experiência de jogo, pois o sweetspot é menor e qualquer bola batida fora do centro sai descontrolada e o impacto é desconfortável.
Este tipo de raquete é preferida pelos tenistas mais avançados porque geram velocidade de bola com os movimentos de impacto e com o corpo e como tal necessitam de uma raquete que lhes dê controlo.






2. Distância da cabeça ao punho da raquete.
Cabeça Próxima do Punho - Esta é uma característica das raquetes infantis, que facilita a coordenação entre visão e bola.

Cabeça Afastada do Punho - São essencialmente para adultos de baixa estatura (inferior a 1,65m), dando extra potência.






3. Distribuição de Peso:
As raquetes de hoje em dia, de cabeça grande e de peso leve, facilitam ao jogador iniciante a gerar potência e a bater na bola. Mas se tem intenções de jogar ténis, é bom que pratique bastante a técnica. Uma boa técnica é previne lesões e garante pancadas potentes e precisas.
O peso é distribuído pelo tamanho da raquete, e mede-se do principio do punho ao topo da cabeça. É conhecido como:

Cabeça Pesada - O peso está localizado mais na cabeça, e serve para acelerar a cabeça durante o swing (movimento completo da pancada, desde a preparação até à finalização), o que resulta em maior potência nas pancadas de fundo de court e nos serviços. Atenção, quanto mais pesada for a cabeça da raquete mais sujeito a lesões estará, e não é aconselhada aos jogadores com cotovelos enfraquecidos.

Equilibrado - O peso está ao centro da raquete, e é bem aceite por diferentes tipos de jogadores. Para se saber qual o ponto de equilibrio da raquete, basta dividir o seu tamanho (em milimetros) em metade. Ex.: 685mm / 2 = 343mm.

Cabeça Leve - O peso está localizado mais perto do punho, dando maior controlo, manuseio e precisão.

Para os jogadores que utilizam uma raquete equilibrada ou de cabeça leve e possuem um swing longo e completo, podem beneficiar dos modelos de cabeça pesada para aumentar a potência das pancadas.






4. Flexibilidade
A flexibilidade duma raquete está no seu perfil, que pode variar ao longo da raquete e até mesmo só na cabeça.

Perfil Estreito - Oferece maior flexibilidade e maior sensibilidade, porque a bola fica milésimos de segundos a mais no contacto com a raquetes, e como aumenta a precisão e controlo nas pancadas.

Perfil Largo - Oferece mais rigidez e menor sensibilidade, mas maior potência.

Se é um jogador com alguma experiência, e pretende trocar de raquete, procure uma de maior flexibilidade para lhe oferecer maior controlo. Se é um jogador ocasional e o seu jogo baseia-se no fundo do court, as raquetes de perfil largo podem o ajudar a fazer "a tal pancada".






5. Resumo
Cabeça Pesada - mais potência nas pancadas e nos serviços, menos controlo.
Cabeça Leve - mais controlo e mais precisão, menos potência.
Cabeça Maior - mais potência e mais conforto, menos controlo.
Cabeça Menor - mais controlo, menos potência.
Perfil Largo - mais rigidez, mais potência e mais velocidade de bola, menos sensibilidade.
Perfil Estreito - mais flexivel, mais controlo e mais sensibilidade, menos potência.
Raquete Leve - mais potência, mais vibração.
Raquete Pesada - menos vibração, mais controlo.

Se já joga ténis e procura uma raquete que lhe dê mais controlo, já sabe, procure uma raquete mais pesada de perfil estreito e de cabeça menor e mais leve.

Se anda à procura da primeira raquete, procure uma de cabeça oversize, o mais equilibrada possivel, de perfil largo para ajudar na força, e baratinha, caso não se ajuste em jogar ténis, não perde muito dinheiro.

Procure a sua raquete na nossa loja - http://ferfiltenis.com






Blogues de Interesse